[Chile] Santiago: Jornada de Comemoração por Claudia López – 6 de setembro

CLAUDIA LOPEZ
A 27 ANOS DO TEU ASSASSINATO


Neste 11 de setembro completam-se 27 anos da morte de Claudia Lopez pelas mãos da polícia (yuta), que covardemente atirou em suas costas enquanto ela participava, em 1998, de ações em La Pincoya que comemoravam os 25 anos do Golpe Militar.

Claudia foi assassinada justamente enquanto agia reivindicando a luta que sustentaram todos e todas que confrontaram a ditadura. Sua ação era contra o esquecimento, no meio de uma “transição” que fingia que um golpe era um governo militar, e que aqueles que se opunham a ele eram uns criminosos.

Nossa memória é negra, e não buscamos fazer da morte cerimônias solenes, mas manter vivas na ação as ideias insurgentes daqueles que morrem combatendo.

Abandonamos todo vitimismo, tampouco buscamos eleger mártires ou ídolos, nem mesmo aspiramos às migalhas daquilo que chamam de justiça. Lembramos nossos mortos e nossas mortas assumindo uma prática antagonista, com tudo o que isso implica.

Nossa memória é negra porque persegue sempre a liberação, resistindo àqueles discursos que buscam moldar bons cidadãos. Mais ainda, não apelamos para a memória como forma de definição identitária, pois a história não cai sobre nós como uma condena que nos reduz a ser produto.

Pelo contrário, a reivindicamos na medida em que nos abre caminhos de luta e rebeldia contra um esquecimento forçado. Esse esquecimento que pretende sobrescrever com sua história oficial de marcos e heróis todo rastro insurgente, para gerar bons cidadãos amantes da pátria, da democracia e do Estado.

Por tudo isso comemoramos Claudia, por sua vida de confrontação em momentos de pós-ditadura onde se buscava silenciar toda dissidência. Ergueremos seu nome nos territórios que habitou, para nos lembrar que a partir das periferias emerge o fogo da insurreição.

AS RUAS POR ONDE ANDASTE NÃO TE ESQUECEM

Fonte: https://lapeste.org/santiago-jornada-de-conmemoracion-por-claudia-lopez-6-septiembre/

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/09/08/chile-valparaiso-jornada-comemorativa-claudia-lopez-presente-9-setembro/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/08/22/chile-santiago-danca-para-a-subversao-jornada-artistico-cultural-e-antiautoritaria-em-homenagem-a-claudia-lopez/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/06/28/chile-a-25-anos-do-assassinato-de-claudia-lopez-nem-um-minuto-de-silencio-toda-uma-vida-de-combate/

agência de notícias anarquistas-ana

no mesmo banco
dois velhos silenciam
no parque deserto

Carol Lebel

Leave a Reply