
Convite para o ACABB 2025
07 a 09 de novembro de 2025
Mehringhof (Gneisenaustr. 2A, 10961 Berlim)
Se acompanhamos os acontecimentos mundiais com os olhos abertos, surge a pergunta: por que nós, anarquistas, nossas ideias e métodos, estamos tão socialmente irrelevantes neste momento da história?
As guerras em curso e a variedade de crises globais evidenciam cada vez mais a incapacidade dos que estão no poder de oferecer soluções reais. Se a melhor resposta deles é semear o medo e nos recrutar como carne de canhão e operadores de drones, então a situação atual exige respostas revolucionárias de baixo. O que temos a propor?
De 7 a 9 de novembro, queremos nos reunir no Mehringhof, em Kreuzberg (Berlim), para nos conhecer, compartilhar nossas diferentes realidades e trocar ideias. Nos reunimos não apenas para reagir aos novos fracassos do Estado e do sistema capitalista, mas também para desenvolver nossas próprias respostas de longo prazo e construir redes e estruturas resilientes, baseadas na ajuda mútua e na vida comunitária, bem como numa postura antiautoritária, não reformista e antagonista.
O encontro se entende como um espaço experimental de auto-organização, com a co-criação de todas as pessoas participantes. Como grupo que inicia a proposta, organizamos o espaço e um certo enquadramento (alimentação, pré-seleção de atividades, cronograma…), que pode então ser preenchido por todas que comparecerem. Haverá possibilidade de realizar várias atividades simultaneamente.
Se isso te interessa, te convidamos a trazer propostas em forma de palestras, discussões, oficinas, filmes e outras contribuições artísticas sobre os seguintes temas:
- Guerra, genocídio e mobilização militar
- Movimentos decoloniais (ex.: Palestina, Sudão, Congo)
- Avanço da direita e fascistização social
- Destruição da Terra
- Crítica à tecnologia (ex.: IA e afins)
- Autonomia em saúde
- Feminismo (especialmente dinâmicas patriarcais no movimento anarquista)
Se houver outros temas próximos ao seu coração, também é possível trazê-los.
Todas estão convidadas a contribuir com suas experiências práticas em (auto-) organização. Contribuições históricas e teóricas também são bem-vindas, desde que se concentrem em alimentar a prática e fortalecer conexões com as lutas atuais.
Por um lado, buscamos facilitar a troca internacional e a circulação de saberes, então relatórios e desdobramentos de discussões de encontros anarquistas anteriores são fortemente encorajados. Haverá tradução entre alemão e inglês, e convidamos falantes de outros idiomas a se voluntariar como intérpretes também.
Por outro lado, com esta convergência, esperamos fortalecer as relações entre círculos e indivíduos anarquistas em Berlim, que felizmente são muitos, mas que muitas vezes existem lado a lado sem grande intercâmbio entre si.
Entre em contato caso você:
- tenha propostas de atividades
- possa traduzir durante o encontro
- queira desenhar/criar um cartaz (seria bom ter vários)
- possa oferecer lugar para dormir
- queira apoiar de outras formas
Aqui estão os formulários para facilitar o envio da sua proposta: https://acabb.noblogs.org/participation/
Aguardamos suas contribuições. Por favor, compartilhe e traduza este chamado. Até breve!
Contato: acabbⒶriseup.net
Blog: acabb.noblogs.org
Tradução > Contrafatual
agência de notícias anarquistas-ana
Perdida na noite.
Na trilha dos vaga-lumes
busco o meu caminho.
Zuleika dos Reis
xiiiii...esse povo do aurora negra é mais queimado que petista!
PARABÉNS PRA FACA E PRAS CAMARADAS QUE LEVAM ADIANTE ESSE TRAMPO!
Um resgate importante e preciso. Ainda não havia pensado dessa forma. Gratidão, compas.
Um grande camarada! Xs lutadores da liberdade irão lhe esquecer. Que a terra lhe seja leve!
segue a página: https://urupia.wordpress.com/