
A pequena história. Crônicas de luta obreira e exílio de um anarquista. Uma seleção de escritos de José Viadiu. Prólogo, notas e seleção de textos: Ignacio Llorens.
Durante os anos do exílio no México, José Viadiu colaborou em diversas publicações. Sob a epígrafe de “La pequeña historia” foi recordando fatos e companheiros. Com um estilo dinâmico, uma prosa culta e fortes doses de ironia, nos oferece uma crônica daqueles anos de luta, de pólvora e tinta. São muitas as anedotas divertidas e apresenta fatos pouco conhecidos sobre figuras políticas e intelectuais da época, tais como Eugenio d’Ors, Lluís Companys, o general Arlegui, Rodrigo Soriano, Gabriel Alomar, Juan March…
Os que o conheceram guardaram uma boa recordação dele, sendo uma figura respeitada por seu compromisso e honestidade. Uma opinião sempre tida em conta nos debates e polêmicas. Para José Peirats foi como um pai benévolo a quem pedir conselho e com quem aprender.
A humildade impediu Viadiu, lamentavelmente, de escrever umas memórias que, certamente, teriam sido de grande interesse. Do que foi publicando nos jornais e revistas do movimento libertário extraímos a presente seleção de textos. A crônica de lutas, greves, atentados… há que somar as breves biografias de velhos companheiros resgatadas do desmerecido esquecimento, e a recordação crítica de figuras determinantes. Confiamos em que a voz de Viadiu, que para tantos foi essencial, poderá voltará a ser ouvida nestas páginas.
La pequeña historia. Crónicas de lucha obrera y exilio de un anarquista. Una selección de escritos de José Viadiu. Prólogo, notas y selección de textos: Ignacio Llorens.
Fundación Anselmo Lorenzo
Col. Biografías y Memorias, 13
Madrid, 2025
200 págs.
ISBN: 978-84-127509-8-0
PVP: 17 euros
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
de momento em momento
tudo que eu digo
se choca com o vento
Camila Jabur
boa reflexão do que sempre fizemos no passado e devemos, urgentemente, voltar a fazer!
xiiiii...esse povo do aurora negra é mais queimado que petista!
PARABÉNS PRA FACA E PRAS CAMARADAS QUE LEVAM ADIANTE ESSE TRAMPO!
Um resgate importante e preciso. Ainda não havia pensado dessa forma. Gratidão, compas.
Um grande camarada! Xs lutadores da liberdade irão lhe esquecer. Que a terra lhe seja leve!