[Grécia] Para o camarada Kyriakos Xymitiris

Há um ano, o camarada Kyriakos Xymitiris perdeu a vida enquanto construía um equipamento explosivo. Ele decidiu reagir de forma dinâmica a uma grande injustiça, a uma política estatal antissocial e de classe, para defender um direito… O que quer que ele tenha decidido fazer, qualquer que tenha sido a ação que escolheu, foi certamente uma ação política armada contra um sistema de poder selvagem e profundamente injusto que, em nossa época, mostra cada vez mais sua face antissocial e racista. Um sistema de poder profundamente classista que agora mostra abertamente seu ódio por tudo que não gera lucro e poder.

O camarada Kyriakos perdeu a vida enquanto trilhava o caminho da ação armada contra o sistema. Na grande história global da luta armada, muitos, muitos combatentes deram suas vidas na luta contra governos autoritários, contra regimes totalitários, contra políticas antissociais, contra guerras entre estados. Eles deram suas vidas na luta por uma sociedade melhor. Eles deram suas vidas lutando com uma arma nas mãos.

Eles deram suas vidas colocando ou construindo dispositivos explosivos. Eles deram suas vidas por uma sociedade sem divisões, sem pobreza, sem guerras, pela libertação social.

Nessa luta, ninguém está perdido. A morte não apaga suas marcas sociais e políticas, que permanecem profundamente gravadas na história revolucionária.

Hoje e a cada dia que passa, vemos os envolvimentos entre o estado e o capital esmagando milhões de pessoas. O sistema de poder trouxe todas as armas que possui à tona e as está usando para sufocar a resistência, consolidar o consenso por meio da coerção e da violência, manter a passividade na base social, impor todas as medidas antissociais que deseja e aumentar os lucros do grande capital roubando da maioria. O capital e os estados modernos estão revelando sua face mais brutal e implacável na história. Ou eles expandem e fortalecem sua soberania sobre outros estados, ou deixarão que os privilégios de sua soberania diminuam e desapareçam. Dentro de uma profunda crise sistêmica que tem um passado e um futuro e na qual os estados e o capital estão afundando cada vez mais, todos os dias vivemos uma limpeza social generalizada – indireta ou diretamente –, guerras, genocídio de povos inteiros, racismo brutal, extermínio dos párias, exploração econômica extrema. Tudo isso se conecta em uma rede de gestão da crise de sobrevivência do sistema e manutenção dos lucros dos super-ricos do planeta. Junto com todas as formas de violência desencadeadas pelo sistema dominante de poder contra os fracos, o veneno do ódio pelo diferente e pelo fraco que afeta os jovens também está sendo desencadeado. A resistência e a luta contra o estado estão se tornando cada vez mais exigentes e, ao mesmo tempo, cada vez mais necessárias.

O mínimo que podemos fazer por lutadores como Kyriakos, que não se curvam, que não desistem, que não têm medo de enfrentar a escolha da ação armada numa época em que a violência excessiva do regime está superando todos os precedentes históricos modernos, é torná-los pontos de referência para a continuação da luta e inspiração para todos.

O camarada Kyriakos permanecerá para sempre um exemplo vivo de dedicação total e altruísmo em uma luta comum que diz respeito a toda a sociedade.

O camarada Kyriakos Xymitiris estará sempre presente na luta pela libertação social das amarras do estado e do capital.

Ele é Imortal.

Pola Roupa – Nikos Maziotis

Fonte: https://actforfree.noblogs.org/2025/10/04/for-comrade-kyriakos-ximitiris-by-pola-roupa-and-nikos-maziotis-greece/

Tradução > transanark / acervo trans-anarquista

Conteúdos relacionados:

agência de notícias anarquistas-ana

O black bloc avança—
o banco é um castelo
de cartas baratas.

Liberto Herrera

Leave a Reply