[Grécia] Campanha para cobrir os custos judiciais do caso de tortura de Vasileios Maggos pela polícia

Campanha de financiamento coletivo para os custos judiciais do caso de tortura de Vasileios Maggos pela polícia.

No verão de 2020, a luta contra a incineração de resíduos pela AGET-Lafarge em Volos intensificou-se com uma grande manifestação em 13 de junho, em frente à fábrica da AGET.

O aparato repressivo do Estado, a serviço dos interesses empresariais, assumiu a tarefa de suprimir a onda popular de oposição à incineração de lixo e impor silêncio absoluto sobre a cidade. Durante dois dias, a polícia agiu como um exército de ocupação em Volos. Agressões a manifestantes ocorreram em vários pontos da cidade, dezenas foram hospitalizados, o local da manifestação foi transformado em uma câmara de gás, manifestantes foram detidos, pessoas de todas as idades foram aterrorizadas, casas de “suspeitos” foram invadidas e uma ampla rede de vigilância sobre ativistas foi instalada.

No auge dessa campanha repressiva planejada e premeditada, ocorreu o espancamento e tortura brutais de Vassilis Maggos, no dia seguinte à manifestação, processo que levou à sua morte um mês depois, em 13 de julho de 2020.

A partir daí, iniciou-se uma grande luta para revelar a natureza do assassinato estatal direcionado de Vassilis Maggos, desmascarar os esforços das autoridades estatais e judiciais para encobrir o caso, criar um movimento de solidariedade com os muitos ativistas perseguidos e continuar a luta contra os “monstros empresariais” da AGET-Lafarge e suas práticas mortais de incineração de resíduos.

Essa luta já conquistou a condenação de três policiais por causarem lesões corporais graves a Vassilis Maggos, o indiciamento de seis policiais por tortura (como crime grave), a absolvição dos companheiros julgados por participarem da manifestação de 13 de junho de 2020 contra a incineração de lixo e o arquivamento das pesadas acusações que tentaram impor a outros manifestantes.

Essa resistência se manteve graças ao esforço constante e determinado de coletivos da cidade de Volos, e também à atuação decisiva e simbólica de Giannis Maggos, que levou o caso de Vassilis a todos os cantos da Grécia e do exterior. Uma ampla e diversa onda de solidariedade apoiou essa luta, levando o nome de Vassilis a cada cidade, bairro, escola e espaço de encontro.

Hoje, estamos em um momento de intensificação dessas lutas. Por um lado, o julgamento dos seis policiais que torturaram Vassilis Maggos começará em 20 de novembro, no Tribunal Criminal de Karditsa. Por outro, o julgamento de doze ativistas acusados por sua participação na manifestação de 13 de junho contra a incineração de lixo terá início em 28 de janeiro. Esses dois julgamentos são cruciais para derrotar o plano de subjugação dos movimentos de resistência e exigem grande mobilização social e apoio material.

Até o momento, foram realizadas três audiências sobre contravenções cometidas por policiais (com recurso pendente), duas audiências no processo contra o companheiro K.A. por crime grave (com recurso pendente) e uma audiência no processo contra o companheiro Th.S. por contravenção.

Está claro que a longa batalha judicial, que já ultrapassa cinco anos, visa, entre outras coisas, esgotar politicamente e destruir financeiramente os ativistas envolvidos, mantendo-os como reféns. A campanha de apoio financeiro que estamos lançando é parte integral da solidariedade política com o movimento em luta na região.

É uma condição necessária para levar essa luta até o fim.


É também uma forma de mostrar que essa luta diz respeito a toda a sociedade em resistência, pois busca criar condições de justiça social centradas nos direitos e necessidades dos oprimidos.

Tudo o que temos é uns aos outros.

Não esquecer, não perdoar, vingar e lutar até o fim.

Apoiamos o caso de Vasileios Maggos e dos demais ativistas.


20 de novembro de 2025, 9h. Tribunal de Karditsa

Coordenação dos Coletivos de Volos
(Syntonismos Syllogikotiton Volou)

>> Apoie aquihttps://www.firefund.net/vasileiosmaggos

Tradução > Contrafatual

Conteúdos relacionados: https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/07/15/grecia-vasilis-maggos-foi-brutalmente-espancado-por-policiais-em-uma-manifestacao-de-solidariedade-um-mes-depois-ele-e-encontrado-morto/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/12/15/grecia-a-morte-acidental-de-um-anarquista/

agência de notícias anarquistas-ana

Transborda a paixão
e lava as calçadas sujas
da moral burguesa.

Liberto Herrera

Leave a Reply