
Já passou uma semana desde o Congresso de estudos organizado para celebrar os oitenta anos da constituição da Federação Anarquista Italiana (FAI). Um congresso em memória de Italino Rossi, companheiro federado que nos deixou há um ano. A organização deste evento fazia parte daquela promessa de levar adiante os valores que nos uniram no percurso de vida compartilhado.
Italino, com sua cultura e sua viva paixão pela história, certamente teria apreciado as várias intervenções que se sucederam no pequeno auditório do Teatro Animosi. Nas falas — políticas, históricas e culturais — houve emoção, lágrimas de alegria, mas também lágrimas de “militância”, daqueles que acreditaram e ainda acreditam em um percurso político que já completa oitenta anos.
É um belo número, mas a atualidade do pensamento anarquista e o renovado fervor das praças nos rejuvenescem e nos projetam em novas lutas com a maturidade e as características intrínsecas da Federação: internacionalismo, antiautoritarismo, solidariedade.
Muito empenho na organização, pois nos importava especialmente o sucesso desses dois dias para os companheiros e companheiras que vieram a Carrara e para toda a Federação. Sempre bonito e enriquecedor o confronto e o diálogo com as companheiras e os companheiros, ao compartilhar o Congresso e a convivência dos eventos que o rodearam.
Gratificante o agradecimento recebido dos trabalhadores do auditório do Teatro Animosi, dos técnicos de áudio e vídeo e dos restauradores de Carrara.
Concluo agradecendo aos palestrantes, moderadores, músicos e artistas gráficos, estendendo esse agradecimento a todos e todas os companheiros e companheiras que, com seu empenho, tornaram possível o sucesso deste fim de semana em tons vermelho e preto.
Manu’, pelo grupo Germinal
Fonte: https://umanitanova.org/evviva-la-fai/
Tradução > Liberto
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Sol de primavera —
O despertar das flores
É quase um sussurro.
Paulo Ciriaco
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?
Vlw Ana, por sempre atualizar quem fala portugues sobre as movidas gregas!
E em breve quando se iniciar outro ciclo eleitoral (2026) supostos anarcos que nada fazem dirão que o único caminho…