[EUA] Mantenha as florestas de pé: gráficos em solidariedade com a comunidade Pargamanan-Bintang Maria, Indonésia

A cooperativa Justseeds e Taring Padi (de Yogyakarta, Indonésia), com o apoio da Rainforest Action Network, produziu uma série de gráficos em solidariedade aos militantes em defesa da floresta e organizadores indígenas da linha de frente na Indonésia. Taring Padi são lendários artistas políticos de gravura em relevo fazendo arte e gráficos que desafiam o poder dentro do arquipélago indonésio desde as revoltas de 1998.

Esse pacote de imagens foi organizado por Roger Peet e Andrea Narno com a assistência de Nicolas Lampert.

CONTEXTO: A Rainforest Action Network (RAN) está construindo solidariedade com as comunidades indígenas e locais na linha de frente da destruição florestal na Indonésia e em outras florestas tropicais. A RAN e os seus aliados indígenas pressionam algumas das maiores empresas de bens de consumo do planeta (como a P&G) para impedir os danos causados pelas empresas com as quais fazem negócios e reparar danos causados. A RAN, junto com parceiros na Indonésia, está construindo o poder popular e se conectando entre os movimentos para provar que juntos somos mais fortes do que a motivação de lucro de corporações gananciosas.

As comunidades indígenas e locais protegem a terra, a cultura e os meios de subsistência, e têm feito isso há inúmeras gerações. Apesar de administrar somente 20% das terras da Terra, os povos indígenas protegem 80% da biodiversidade global. Na luta para manter as florestas de pé, proteger os direitos das comunidades indígenas e locais à terra é fundamental à estratégia de interromper o ritmo das mudanças climáticas e para os valores de respeito à soberania indígena.

A comunidade Pargamanan-Bintang Maria é um exemplo, lutando pelo direito à sua terra ancestral e aos seus modos de vida. Lutam para proteger as florestas de benjoim das quais dependem para a subsistência e para a saúde do rio do qual dependem para beber, cozinhar e cultivar. A P&G continua a fazer negócios com empresas ligadas a este e outros casos de roubo de terras e de abusos de direitos, o Royal Golden Eagle Group (RGE).

Leitura adicional:

Solidarity Web Page: https://www.ran.org/campaign/the-forest-is-a-part-of-us/

Pacote gráfico para download de alta resolução disponível aqui: https://justseeds.org/graphic/keep-forests-standing-graphics-in-solidarity-with-the-pergamanan-bintang-maria-community-in-indonesia/

Tradução > CF Puig

agência de notícias anarquistas-ana

Flores no jardim,
Jabuticabas no quintal!
Eis a primavera.

Mailde Tripoli

Leave a Reply