
É com uma enorme satisfação que anunciamos o início da pré-venda do livro “Revolta Proletária Em Santos“! Essa publicação reúne 64 textos escritos por Primitivo Raymundo Soares (conhecido pelo pseudônimo Florentino de Carvalho), entre 1905 e 1913, no período em que ele morava em Santos (SP). Entre os documentos selecionados, constam cartas, textos da imprensa operária e anarquista do Brasil e do exterior, porém, a grande parte desses artigos são da imprensa diária de Santos (que ainda não se encontra digitalizada) e se tratam de textos completamente desconhecidos e inéditos, que retratam a primeira fase da militância desse grande vulto do anarquismo brasileiro.
O livro “Revolta Proletária Em Santos” possui 404 páginas, em formato 14 x 21 cm, sendo uma publicação em conjunto do Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri (NELCA) & do Centro de Cultura Social de São Paulo (CCS-SP). O livro conta ainda com uma extensa introdução intitulada “As Raízes Primitivas de Florentino de Carvalho“, com 150 páginas, que contextualiza o período em que esses textos foram escritos e aborda a trajetória militante do autor, com algumas informações inéditas. Mais um capítulo importante da história do anarquismo em Santos, registrado com a devida seriedade.
Na promoção da pré-venda, o livro está sendo vendido por 80 reais, já incluindo as despesas postais. O pagamento deve ser feito pelo pix: nelca@riseup.net – Em seguida, é só nos enviar uma mensagem com o endereço completo, para onde o livro deve ser postado. Os envios serão realizados até o dia 10 de dezembro de 2025, data em que também encerraremos a promoção da pré-venda. Não deixe passar essa oportunidade!
Vale destacar que a venda dos livros contribui para a manutenção dos acervos do Centro de Cultura Social & da Biblioteca Carlo Aldegheri, e na publicação de futuros títulos!
agência de notícias anarquistas-ana
Onde começa, onde acaba
a cabeça, a cauda
da serpente do mar?
Kyorai
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?
Vlw Ana, por sempre atualizar quem fala portugues sobre as movidas gregas!
E em breve quando se iniciar outro ciclo eleitoral (2026) supostos anarcos que nada fazem dirão que o único caminho…