
A FAB (Força Aérea Brasileira), realizou o primeiro disparo do míssil Meteor pelo novo caça sueco, o F-39 Gripen, no mês de novembro, em Natal, no Rio Grande do Norte. O Meteor é um dos mísseis mais letais da atualidade e um dos mais avançados do mundo.
Na América do Sul, apenas o Brasil conta com um míssil do tipo, o que o torna o mais poderoso do continente. Dentre os países que já operam com o Meteor, estão a França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia e Índia.
Durante o teste realizado pela FAB, o míssil atingiu alvos aéreos manobráveis Mirach 100/5, drones que simulavam perfis de voo de caças em alta velocidade e altitude. A intenção foi criar um cenário desafiador para avaliar a precisão do míssil.
O Meteor é um míssil com capacidade além do alcance visual contra alvos a longa distância, como caças, drones e mísseis de cruzeiro, em um ambiente com maciça interferência de contramedidas eletrônicas.
Um dos mísseis mais poderosos do mundo
Dentre os diferenciais que tornam o Meteor tão poderoso estão sua capacidade de ser lançado sem emitir sinais de seu radar até chegar mais próximo do alvo, o que dificulta a detecção e aplicação de contramedidas por aeronaves adversárias.
Além disso, o míssil conta com um link de dados bidirecional que permite que a aeronave de caça forneça atualizações de destino no meio do curso ou redirecionamento, se necessário, incluindo dados de outras aeronaves.
Diferentemente dos mísseis convencionais, o Meteor conta com um motor “ramjet”, capaz de modular a velocidade e consumo de combustível durante o voo, com isso, o míssil acelera na parte final, quando o alvo se encontra sem a possibilidade de escapar, o chamado escape zone.
Fonte: agências de notícias
agência de notícias anarquistas-ana
na rua deserta
brincadeira de roda
vento se sujando de terra
Alonso Alvarez
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!