
Com o nascimento da Solidaridad Internacional Antifascista (SIA) em 1.937, se concretizaram duas realidades: uma, a solidariedade internacional entre anarquistas foi sempre um imperativo moral do anarquismo, e, dois, era manifesta a necessidade de criar um organismo que velasse pelos interesses dos filhos e filhas da militância libertária em plena guerra; em um momento, ademais, em que as conquistas revolucionárias estavam sendo atacadas sistematicamente desde diversos âmbitos de poder hostis ao movimento libertário e suas organizações.
Este ensaio é uma aproximação histórica ao papel político e os projetos de melhoramento social que motivaram o trabalho humanitário, a retórica e a ação revolucionária da SIA. Também é uma reflexão desde o presente, pois pretende compreender por que a solidariedade é um valor do qual jamais devemos nos desprender. A necessitaram na ocasião, a necessitamos agora. Nela vivem os últimos lampejos de nossa humanidade.
Anna Pastor Roldán (L’Hospitalet de Llobregat, 1993). Graduada em Humanidades e mestre em História Contemporânea. Orienta suas investigações a projetos de recuperação de memória histórica e valorização do legado libertário na Espanha. Explora propostas pedagógicas que contribuam a construir um relato da memória antifascista e revolucionária desde a educação não formal.
Solidaridad Internacional Antifascista (SIA) en la Guerra Civil Española
Autor: Anna Pastor Roldán
ISBN: 979-13-990905-1-2
Medidas: 195 mm. x 125 mm.
Páginas: 163
2025
14,00 € IVA incluido
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Ruído de chinelos
No quintal do lado –
Mas que calor…
Paulo Franchetti
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?