
Os vídeos foram coletados por fotojornalistas, moradores e frequentadores que estavam em diferentes pontos de Exarchia, em Atenas, nas primeiras horas da manhã de sábado, 20 de dezembro de 2025, pouco depois da meia-noite.
Segundo testemunhas, os ataques às unidades de choque da MAT e da OPKE ocorreram simultaneamente e, em alguns casos, em ondas nas ruas Tzavella e Themistokleous, Metaxa, Tsamadou, Metaxa e Messolongiou, Themistokleous e Koletti, enquanto relatos também mencionam um ataque com pedras às unidades que guardam os escritórios do PASOK (Movimento Socialista Pan-helênico – partido político grego de esquerda) na rua Charilaou Trikoupi.
Os ataques de sábado em Exarchia ocorreram após cerca de um mês de tensão por parte da polícia no bairro, após a dissolução violenta de 2 marchas, uma em 1º de novembro de 2025 na marcha em memória do anarquista Kyriakos Xymitiris e outra em 6 de dezembro de 2025 na marcha em memória do estudante anarquista Alexis Grigoropoulos.
Indicativo do motivo dos ataques é o fato de que em um vídeo-documentário dos locais dos confrontos, ouvem-se os reunidos gritando: “Para Alexis, por Exarchia”.
Observação: o carro que está pegando fogo na rua Stournari é um veículo da OPKE.
>> Veja o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=DvW-go_rNVA
agência de notícias anarquistas-ana
No clube burguês,
o champanhe tem gosto
de suor alheio.
Liberto Herrera
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!