
Os vídeos foram coletados por fotojornalistas, moradores e frequentadores que estavam em diferentes pontos de Exarchia, em Atenas, nas primeiras horas da manhã de sábado, 20 de dezembro de 2025, pouco depois da meia-noite.
Segundo testemunhas, os ataques às unidades de choque da MAT e da OPKE ocorreram simultaneamente e, em alguns casos, em ondas nas ruas Tzavella e Themistokleous, Metaxa, Tsamadou, Metaxa e Messolongiou, Themistokleous e Koletti, enquanto relatos também mencionam um ataque com pedras às unidades que guardam os escritórios do PASOK (Movimento Socialista Pan-helênico – partido político grego de esquerda) na rua Charilaou Trikoupi.
Os ataques de sábado em Exarchia ocorreram após cerca de um mês de tensão por parte da polícia no bairro, após a dissolução violenta de 2 marchas, uma em 1º de novembro de 2025 na marcha em memória do anarquista Kyriakos Xymitiris e outra em 6 de dezembro de 2025 na marcha em memória do estudante anarquista Alexis Grigoropoulos.
Indicativo do motivo dos ataques é o fato de que em um vídeo-documentário dos locais dos confrontos, ouvem-se os reunidos gritando: “Para Alexis, por Exarchia”.
Observação: o carro que está pegando fogo na rua Stournari é um veículo da OPKE.
>> Veja o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=DvW-go_rNVA
agência de notícias anarquistas-ana
No clube burguês,
o champanhe tem gosto
de suor alheio.
Liberto Herrera
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?