[Itália] Para Sara e Sandro

Foi com grande pesar que soubemos da morte de Sara e Sandro, nossos amigos e companheiros de ideias e de luta. Enquanto os choramos, recebemos e divulgamos estas palavras, como se fossem nossas:

Sabemos com dor do falecimento, nesta noite (19/03), de Sara e Sandrone. Não sabemos o que realmente aconteceu, nem podemos confiar nas notas oficiais das delegacias. Essas delegacias que falam de “grupo Cospito”, às quais respondemos com as mesmas palavras de Sara em suas declarações no tribunal: “A responsabilidade individual é um fundamento do anarquismo. Eu não recebo ordens nem as dou: nem de ninguém nem a ninguém. Ajo respondendo apenas à minha consciência, que não tem parâmetros de interesse nem de vantagens e que continua sendo a única voz que posso escutar.”


Conformem-se, caros investigadores, os anarquistas não têm chefes nem generais!


Conhecemos Sandrone e Sara nas assembleias e nos acampamentos, onde se falava de anarquia, solidariedade, prisão, do sistema de domínio que nos cerca e de como combatê-lo.


Não nos interessa saber especificamente o que aconteceu naquela casa onde encontraram a morte. Sabemos com certeza que em seus corações estava aquela ideia de liberdade e anarquia que também sentimos, sabemos com certeza que neste mundo onde a guerra faz cada vez mais vítimas inocentes, para agir contra ela também é necessária a violência revolucionária.


Diante de um presente inundado de bombardeios em hospitais, escolas, mercados e habitações civis, de guerras e genocídios em nome do dinheiro e do poder, acreditamos ser necessária a audaciosa vontade de utilizar todos os meios contra este sistema.


Nos entristece não poder mais encontrá-los em nossas ruas, mas sabemos que sempre os teremos ao nosso lado, independentemente de como o estado agora queira fazê-los parecer.

Viva a anarquia!
Viva a luta!
Com Sara e Sandrone no coração!

Centro de documentação anarquista l’Arrotino
Individualidades anárquicas
Antiautoritários de Valtellina

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2026/03/24/italia-mais-fortes-que-a-morte/

agência de notícias anarquistas-ana

o pó da estrada…
a chuva fina revela
florzinha lilás

Antônio Gonçalves Hudson

Leave a Reply