Neste post publicamos o cartaz e o chamamento do Comitê de Solidariedade com Caldídica (de Ática) a uma manifestação anti-mineradora na sexta-feira, 16 de abril de 2015, em Atenas, contra a extração de ouro no noroeste de Calcídica. Ao mesmo tempo esta manifestação será uma resposta combativa à concentração de mercenários, valentões e de um punhado de mineiros que trarão à Atenas a empresa mineradora Ouro Grego (Elinikós Jrisós), filial da multinacional Eldorado Gold.
Continua de forma intensiva a destruição do bosque de Skuriés em Calcídica. Nós todos já temos uma ideia clara da catástrofe que está se realizando. Entretanto, o que vimos até agora é tão só uma pequena parte do que está sendo planejado com o fim de realizar um dos investimentos mais desastrosos das últimas décadas, o da mineração (extração) de ouro no nordeste de Calcídica. Sabemos também como conseguiram para chegar até aqui: Com licenças baseadas em dados falsos e com estudos fraudulentos. Com a corrupção e a chantagem de uma parte da comunidade local. Com a violência, a repressão e a perseguição aos que resistem. Com o consentimento de uma Justiça “cega”. E, por último, com o pleno apoio dos governos dos últimos anos.
Com tudo isto, a Eldorado Gold (empresa multinacional canadense), os que a apoiam e seus patrocinadores (protetores) políticos, pensaram que resolveriam o problema de forma permanente. E que poderiam proceder sem problemas à inversão desastrosa em Calcídica. Se equivocaram. Em parte por causa da mudança de política nos últimos meses, e muito mais por causa da luta tenaz da maioria dos habitantes da região, começaram de novo a espalhar o pânico e recorrer à repressão da pior maneira, pondo na frente os trabalhadores na empresa, tal como ocorreu faz uns dias na manifestação de 5 de abril: Fizeram concentrações contra as manifestações anti-mineradora, realizaram ações de violência, vários lutadores, habitantes da região, ficaram feridos, e aconteceram muitas agressões contra habitantes dos povoados vizinhos. E tudo isso outra vez com o respaldo da Polícia, e outra vez com a desinformação massiva dos canais televisivos dos contratistas, ou seja os canais televisivos que eles controlam.
Os que enganaram os habitantes da região, lutadores contra a mineradora de ouro, e foram repreendidos por seus protestos incessantes, descobriram com atraso o valor das mobilizações e da “rua”. Trata-se de umas “mobilizações”, que desde logo realiza-se com o dinheiro da patronal e com a difusão comunicativa que ela consegue. Agora, estão organizando o “descenso” dos trabalhadores a Atenas, na quinta-feira 16 de abril. Seu objetivo é por um lado pressionar o novo governo para que deixe a Eldorado Gold fazer o que quiser, e em segundo lugar criar um ambiente generalizado de simpatia aos “pobres trabalhadores que estão sendo perseguidos” que “lutam pelo pão de seus filhos”, etc.
A verdade, no entanto, é um pouco diferente. Porque o “direito” ao trabalho não é um privilégio de uns poucos, cuja consciência é flexível e atuam como títeres da patronal. Porque o direito ao trabalho concerne também aos muitos, que, ou bem perderão seu trabalho ou perderão toda esperança de trabalhar no futuro, no lugar em que vivem, por causa do domínio (predominância) completa da atividade mineradora. Por último, porque o direito ao trabalho não pode legitimar qualquer atividade, inclusive essa que a longo prazo, marginalizará aos mesmos trabalhadores nas minas e a seus filhos.
Que não esperem, pois, encontrar em Atenas onde vão a “descender”, alguma onda de simpatia. Nossa simpatia, nossa solidariedade, nosso apoio concerne àquela parte da sociedade de Calcídica que luta não pelo interesse pessoal-individual, senão pelo interesse comum-coletivo, pelo benefício comum e coletivo, que faz duas décadas está resistindo e está “sangrando”. Que não duvida em pôr em perigo a liberdade individual de centenas de lutadores, que são processados e conduzidos aos tribunais como se fossem delinquentes, com uma série de acusações de delitos graves. Que nos convenceram que esta luta é nossa luta.
E que vamos dar nossa solidariedade e nosso apoio uma vez mais. O Comitê de Solidariedade com Calcídica (de Ática) chama aos cidadãos e coletivos de Ática, os quais constituem diversas formas do movimento de solidariedade e apoio aos habitantes-lutadores de Calcídica, a uma concentração e marcha na quinta-feira 16 de abril, às 18 horas nos Propileos da velha Universidade de Atenas.
Ao mesmo tempo queremos enviar uma mensagem ao novo governo:
Que deixe de lado as declarações ambíguas, que tome imediatamente a iniciativa política de cancelar os investimentos, valendo-se de todos os meios (recursos) disponíveis, que são muitos e fortes, e que deixe de usar as forças de repressão como fizeram os governos anteriores, quer dizer, contra o movimento e a favor de Eldorado Gold.
Não damos nem um passo atrás. Que parem já as obras de extração de ouro em Calcídica.
Comitê de Solidariedade com Caldídica (de Ática)
O texto em grego:
http://antigoldgr.org/blog/2015/04/12/
O texto em castelhano:
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
lua quase cheia
por trás das nuvens
nos olhos do cão
Alice Ruiz
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!