No sábado, dia 18 de junho, se desenvolveu o primeiro passeio pelo Burgos Libertário, uma atividade de recuperação de nossa história libertária em uma cidade que tradicionalmente se coloca como conservadora, mas na qual podemos encontrar muitos feitos históricos e muitos personagens interessantes relacionados com o ambiente e a ideologia libertária. Como bem diz o livreto que pode ser baixado nessa página, que resume os locais e acontecimentos que se rememoraram durante o passeio:
Um dos tópicos mais recorrentes quando se trata da história de Burgos é identificar a cidade e sua província como um dos bastiões mais sólidos do pensamento reacionário nas diversas formas em que este se materializou ao longo do tempo. A cidade levítica que um dia fora a Capital da Cruzada deixou um estigma que, ainda hoje em dia, é difícil se desvencilhar. Mas tais informações, sem deixar de serem certas, nos mostram a visão parcial do discurso historiográfico oficialista que, salvo em raras exceções, centrou sua atenção nas elites dirigentes e nas classes sociais dominantes.
No passeio, como se pode apreciar nas fotos, não faltou bom humor, companheirismo, música, literatura e difusão do pensamento libertário.
Fonte: http://burgos.cnt.es/node/534
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
abelha na flor
a brisa nas árvores
eu com teu sabor
Carlos Seabra
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata