Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Outubro / 12 / [México] Documentário: Oaxaca ingovernável, 2016

[México] Documentário: Oaxaca ingovernável, 2016

By A.N.A. on 12 de Outubro de 2016

mexico-documentario-oaxaca-ingovernavel-2016-1

 

A partir do mês de junho do ano de 2016 – a dez anos do levante que durante mais de seis meses viveu este estado do sul do México – professores e comunidades das oito regiões de Oaxaca regressaram às ruas.

Sua principal exigência é a revogação da reforma educativa e do pacote de reformas estruturais mais conhecido como “Pacto pelo México” que o governo de Enrique Peña Nieto quer impor ao país desde o ano de 2013 sob a influência do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional e do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Com essas reformas que pretendem privatizar a educação e outros setores como o campo, a saúde, as telecomunicações ou as energias, o governo mexicano está ameaçando diretamente, não nada mais ao magistério, senão ao povo do México em geral. Portanto, o movimento não se limita aos professores e às professoras:

“Este movimento deixou de ser do magistério, agora é um movimento social. Por quê?, porque as pessoas do povo são as mais prejudicadas, em todos os aspectos. Por isso em todos os povoados estamos nos organizando para levantar a voz”, explica uma senhora de San Pablo Huitzo.

Ademais, em muitas partes do território oaxaquenho, a resistência não se limita só a repudiar essas reformas senão que também as pessoas se organizam para combater diretamente os megaprojetos que tentam impor na região, ameaçando as comunidades. Mais além, os povos lutam contra um Estado repressor e colonizador, e para exigir seu direito à terra, o território e a autonomia.

Diferente da experiência vivida em 2006, quando o principal foco da resistência se concentrou na cidade de Oaxaca, este 2016 se instalaram bloqueios em quase todo o estado. O que não mudou é a resposta do governo ante os protestos: a brutal repressão segue sendo sua principal reação. Até a data, centenas de pessoas foram feridas e mais de dez foram assassinadas por elementos da polícia e da gendarmeria do governo.

Com este documentário, queremos divulgar o ocorrido entre junho e agosto, através das vozes de moradores, professoras, mães de família e autoridades municipais de Oaxaca.

Para ver o documentário clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GKK6bScj7qM

Fonte: http://subversiones.org/archivos/126150

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/07/06/mexico-comunicado-0-2-oaxaca-ingovernavel-junho-negro-oaxaca-de-magon/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/06/28/mexico-comunicado-0-1-destruamos-os-idolos-do-capitalismo-junho-negro-oaxaca-de-magon/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/06/27/mexico-federacao-anarquista-do-mexico-e-a-insurgencia-social-e-dos-povos-que-nos-chama-a-lutar-contra-o-estado/

agência de notícias anarquistas-ana

Um pardal tal qual
beija-flor, sorvendo no ar
tanajuras em flor

Antônio Cristino

Compartilhe:

Posted in América Latina, Arte, Cultura e Literatura, Economia, Educação, Espaços Autônomos, Geral, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged México

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. moésio R. em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva9 de Dezembro de 2025

    não...

  2. Ariel em Por um mundo novo: apoie a participação da UAF no congresso anarquista7 de Dezembro de 2025

    Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!

  3. Ariel em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva7 de Dezembro de 2025

    Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?

  4. Ariel em [Grécia] Esses dias são sempre do Alexis – Chamada para a marcha 06/12/20257 de Dezembro de 2025

    Vlw Ana, por sempre atualizar quem fala portugues sobre as movidas gregas!

  5. Ariel em O Brasil desenvolveu a terceira maior bomba termobárica do mundo7 de Dezembro de 2025

    E em breve quando se iniciar outro ciclo eleitoral (2026) supostos anarcos que nada fazem dirão que o único caminho…

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários