Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Dezembro / 07 / [Grécia] Confrontos marcaram o 8º aniversário da morte de Alexis Grigoropoulos em Atenas

[Grécia] Confrontos marcaram o 8º aniversário da morte de Alexis Grigoropoulos em Atenas

By A.N.A. on 7 de Dezembro de 2016

grecia-confrontos-marcaram-o-8o-aniversario-da-m-1

 

Exarchia, o bairro onde Alexis Grigoropoulos foi assassinado tornou-se mais uma vez num campo de batalha.

Na noite desta terça-feira (06/12) em Atenas, depois de uma marcha relativamente pacífica que marcou o oitavo aniversário do assassinato de Alexis Grigoropoulos pela polícia, enfrentamentos violentos entre manifestantes e policiais desenrolaram-se em Exarchia, perto da Universidade Politécnica.

A polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes. Por outro lado, pedras, coquetéis molotov e fogos de artifício foram arremessados à polícia que, já em alerta, mobilizou 3 mil agentes para monitorar o protesto considerado de alto risco. Pelo menos 34 pessoas foram detidas.

Desde dezembro de 2008, manifestações anuais são organizadas por diferentes grupos de esquerda, estudantes e, particularmente, anarquistas para lembrar a morte do adolescente Alexis Grigoropoulos, esses atos geralmente acabam em confrontos entre os manifestantes e a polícia.

Também houve protestos em outras cidades gregas, com registros de incidentes.

Vídeo dos tumultos em Exarchia:

https://www.youtube.com/watch?v=8pxZUNRnIUw&feature=youtu.be

Vídeo dos tumultos em Tessalônica:

https://www.youtube.com/watch?v=WO-Tir9LChM

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/12/10/grecia-um-6-de-dezembro-de-fogo-em-memoria-de-alexis-grigoropulos/

agência de notícias anarquistas-ana

no aconchego da terra
a semente
vive a espera

Eugénia Tabosa

Compartilhe:

Posted in Geral, Grécia, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Grécia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários