Por Gil Inoach Shawit¹
Em oito de dezembro do ano corrente se constituiu o Governo Autônomo do Povo Kandozi na comunidade nativa de Musa Karusha. Este povoado, junto de outros vizinhos, se dedicou por muito tempo a recompor seu território ancestral através da autodemarcação de sua possessão territorial.
Há um ano empreendeu um processo participativo para a elaboração de seu Estatuto que é a matriz de sua proposta e que estabelece regras para administrar seu território.
Finalmente na assembleia que se realizou nos dias sete e oito de dezembro, o povoado constituiu sua própria instituição denominada GOVERNO AUTÔNOMO DO POVO KANDOZI. Através de seu governo interno já começa a exercitar seu direito a livre determinação. Este não é outro que o direito do povo a decidir a forma como se propõe a desenvolver-se e sob que regras administrará seu território.
O primeiro povo indígena que se constituiu em governo autônomo no Peru foi o povo/nação Wampis em novembro de 2015. O povo Kandozi é o segundo povo que se constitui em governo autônomo e muito em breve também deverá ocorrer com o povo Chapra.
Dessa maneira, os povos indígenas amazônicos do Peru se organizam para defender e proteger a integridade de seu território porque sabem que se somente se limitam a proteger e defender seus espaços em nível de territórios comunais, terceiros podem se apropriar de seus territórios tradicionais ou ancestrais.
O primeiro governo eleito do Povo Kandozi recaiu na pessoa de Daniel Simón Kamarampi que ocupa o cargo de Uurkari (presidente).
[1] Gil Ionach Shawit é indígena do povo Awajum e foi presidente da Associação Inter-étnica de Desenvolvimento da Selva Peruana (AIDESEP) durante o período de 1996 a 2002.
Tradução > Liberto
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
as pálpebras da noite
fecham-se
sem ruído
Rogério Martins
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!