Os anarquistas chilenos Mónica Caballero e Francisco Solar chegaram na manhã de ontem (07/03) ao Aeroporto Internacional de Santiago como cidadãos livres, depois de terem sido expulsos da Espanha. O casal foi recebido por seus familiares e amigos.
Ambos passaram três anos e três meses encarcerados em diferentes prisões do Estado espanhol, sob a acusação de colocação de um artefato explosivo na basílica del Pilar de Zaragoza, no dia 2 de outubro de 2013.
A promotoria espanhola inicialmente buscou uma sentença de 44 anos para os acusados, mas eles receberam uma sentença de 12 anos em 2014. A defesa levou o caso de Mónica e Francisco ao Supremo Tribunal espanhol, onde a sentença foi reduzida a 4 anos e meio em dezembro passado.
Como recurso final, a defesa apresentou uma reclamação baseada na Lei Penal espanhola n.º 89, que estabelece que os estrangeiros podem ser deportados para o seu país de origem depois de terem passado um ano na prisão. A demanda foi aceita pelo Tribunal, resultando na expulsão de Mónica e Francisco ao Chile.
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Sobre verde imenso
um ponto saltitante
pássaro cantante
Winston
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...