Em maio de 2016 um grupo de individualidades organizadas se reúne para discutir e criar novas e diferentes perspectivas que busquem a organização horizontal, o apoio mútuo, a autogestão.
É assim que nasce a Coordenadora Estudantil Anarquista e os dois projetos mediante os quais se busca a emancipação do indivíduo:
– A Biblioteca Autogestiva
– Periódico e meio de difusão “La Molocha”
A construção da biblioteca foi realizada por companheirxs solidários e membros da comunidade onde se encontra localizada a biblioteca, os mesmos que doaram ferramentas e material para a construção.
Ao concluir a criação do espaço autogestionado, processo que durou 3 semanas, se realizou um evento para divulgar e convidar os companheirxs afins a trabalhar em coletividade e desenvolver oficinas dentro do recém criado espaço.
Buscando perpetuar os princípios de autonomia, autogestão, apoio mútuo, solidariedade e trabalho horizontal.
Dentro da comunidade onde se encontra localizada a biblioteca existe um número considerável de crianças que frequentam esporadicamente a Escola, é por isto que vimos a necessidade de construir uma oficina focada em regularizar as crianças deste espaço por meio de leituras e brincadeiras que fortalecerão e reforçarão os conhecimentos adquiridos nas aulas.
Brincamos, rimos, pulamos, corremos, criamos, nos sujamos, dançamos, pintamos… Só através do jogo livre de regras que submetam, livre de prejuízos e construções é como podemos realizar outro mundo possível.
Para acompanhar as atividades da Biblioteca Autogestiva “El Tren Negro”:
https://www.facebook.com/bibliotecaeltrennegro/
agência de notícias anarquistas-ana
Criança a brincar
Em seu cabelo pousando
Borboleta amarela.
Marcelle Alves Moreira – 14 anos

Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!
Vida longa à uaf! Vida longa ao anarquismo!