Na Itália convocam a não comprar nas lojas Benetton por Maldonado

na-italia-convocam-a-nao-comprar-nas-lojas-benet-1

 

Com protestos e cartazes, na Itália pedem para não comprar roupas da marca “United Colors of Benetton”, do empresário Luciano Benetton, pelo caso de Santiago Maldonado. O magnata é o dono da estância Leleque em Chubut, o território em conflito com as comunidades mapuches onde Santiago Maldonado desapareceu e mais tarde foi encontrado morto.

“Não compre roupas manchadas de sangue”, dizem os cartazes espalhados nas ruas da Itália, onde a Benetton é alvo como “multinacional cúmplice da violência e desaparecimento, explora e oprime o povo ancestral da Argentina”.

Mais abaixo, assinala: “Santiago Maldonado é apenas o último dos desaparecidos sem vestígios pela Polícia argentina”. Com esses mesmos slogans, vários manifestantes fizeram um escrache nas portas de uma loja Benetton em Milão, onde eles mostraram fotos do jovem artesão encontrado morto após 78 dias de busca.

Não é a primeira vez. Quando Maldonado ainda estava desaparecido, em outras cidades, como Roma ou Turim, várias pessoas também protestaram na porta das instalações da multinacional italiana.

Luciano Benetton, chefe da empresa, é o maior terratenente da Argentina depois do Estado e das províncias nacionais, com 900 mil hectares distribuídos nas províncias de Neuquén, Río Negro, Santa Cruz, Chubut e, em menor medida, em Balcarce, na província de Buenos Aires.

Um dos oito estabelecimentos rurais que possui na Patagônia é a estância Leleque, o centro do conflito com as comunidades mapuches, como o Pu Lof em Resistência Cushamen, que reivindica essas terras que, segundo eles, pertencem aos seus antepassados.

Dentro de Leleque, por um acordo assinado entre Carlo Benetton, o irmão de Luciano, a Secretaria de Segurança Nacional (quando o presidente era Carlos Saúl Menem) e a província de Chubut, opera uma delegacia de polícia e uma base logística da Gendarmeria.

Em várias ocasiões, as forças agiram contra as comunidades, como no dia 1º de agosto, quando os manifestantes, entre eles Maldonado, reivindicavam a liberdade do líder mapuche Facundo Jones Huala e foram reprimidos pela Gendarmeria até o rio Chubut, onde ele desapareceu e depois de dois meses, o jovem artesão foi encontrado morto.

Fonte: http://www.elpaisdigital.com.ar/contenido/en-italia-llaman-a-no-comprar-a-benetton-por-maldonado/12305

agência de notícias anarquistas-ana

olhando para trás
meu traseiro cobria-se
de cerejeiras em flor

Allen Ginsberg