[Holanda] Amsterdã: Polícia reprime passeata anarquista e detém pelo menos 23 manifestantes
A polícia holandesa reprimiu uma manifestação anarquista no centro de Amsterdã nesta terça-feira, 1º de maio. Pelo menos 23 manifestantes foram presos.
O protesto teve um início tranquilo, com os manifestantes gritando slogans anticapitalistas, portando faixas e bandeiras, mas de repente um forte contingente de policiais apareceu e investiu contra a passeata, cercando um grupo de manifestantes.
Muitos ativistas conseguiram escapar do cerco policial, que contava com agentes a paisana, cavalaria montada, furgões, micro-ônibus, veículos com jato d’água e até helicópteros.
Segundo relatos da imprensa holandesa, as autoridades reprimiram o protesto com base numa lei local criada recentemente que proíbe aos manifestantes cobrirem o rosto e portarem faixas e bandeiras com mastros de madeira e que os policiais tinham provas que membros do “black bloc” iriam agir naquele dia.
As pessoas detidas foram soltas, mas terão que se apresentar no dia 12 de julho no Ministério Público de Amsterdã.
Vídeos que mostram a repressão policial:
http://www.at5.nl/artikelen/80417/video-vuurwerk-en-charges-bij-demonstratie
agência de notícias anarquistas-ana
Velho casarão.
Iluminam o interior
raios de luar.
Fanny Dupré
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…