Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2012 / Maio / 16 / Onda de repressão contra anarquistas na Turquia, pelo menos 60 pessoas foram detidas

Onda de repressão contra anarquistas na Turquia, pelo menos 60 pessoas foram detidas

By A.N.A. on 16 de Maio de 2012

Ontem à noite, 14 de maio, forças policiais especiais fortemente armadas e mascaradas do Estado turco realizaram uma invasão em várias casas e centros sociais anarquistas em Istambul. 60 pessoas foram presas, mas este número pode aumentar. Computadores, discos rígidos, publicações e documentos também foram apreendidos.

A “razão” aparente para os ataques das autoridades turcas são às ações promovidas por “insurrecionalistas anarquistas” durante os protestos do último 1º de maio em Istambul, onde várias lojas de luxo, redes multinacionais e bancos foram alvejados. No entanto, as pessoas detidas não fazem parte dos círculos “anarquistas insurrecionais”. Um deles é anarco-comunista de um grupo chamado “Terra e Liberdade” (Toprak ve Ozgurluk), outro é da “Atividade Revolucionária Anarquista” (Devrimci Anarsist Faaliyet).

Até agora não foi permitido que nenhum anarquista encarcerado se pronunciasse. Nem mesmo deixaram que eles falassem com seus advogados. Ainda não se sabe os nomes de todos os detidos. Entre eles se encontra uma mulher grávida de 8 meses, que sequer participou do protesto do 1º de maio.

O Estado turco vem desenvolvendo nos últimos tempos a tática de ataques em massa contra todos os tipos de correntes de esquerda. Centenas de membros do partido curdo (BDP) e esquerdistas já foram presos por anos sem julgamento e até mesmo sem uma denúncia criminal clara. Esta é a primeira operação maciça contra os anarquistas.

agência de notícias anarquistas-ana

Desfolha-se a rosa.
Parece até que floresce
O chão cor-de-rosa.
Guilherme de Almeida

Compartilhe:

Posted in Mundo | Tagged Turquia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Sílvia em A Cortina de Fumaça das ONGs: O Assistencialismo como Braço do Capital e do Estado17 de Dezembro de 2025

    Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…

  2. Anónimo em A Cortina de Fumaça das ONGs: O Assistencialismo como Braço do Capital e do Estado16 de Dezembro de 2025

    Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!

  3. moésio R. em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva9 de Dezembro de 2025

    não...

  4. Ariel em Por um mundo novo: apoie a participação da UAF no congresso anarquista7 de Dezembro de 2025

    Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!

  5. Ariel em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva7 de Dezembro de 2025

    Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários