O coletivo feminista radical Pussy Riot assumiu responsabilidade pela invasão do campo do estádio Lujniki durante a final da Copa do Mundo entre Croácia e França neste domingo (15/07).
No início do segundo tempo, dois homens e duas mulheres vestidos de policiais entraram no gramado e correram pela metade do campo antes de serem retirados pelos seguranças.
Em nota divulgada pelo coletivo no Facebook, o motivo da invasão foi um protesto contra a polícia russa. Segundo o Pussy Riot, os policiais “observaram cuidadosamente” e “assistiram gentilmente” às multidões de turistas durante a Copa, mas continuaram a “perseguir prisioneiros políticos” dentro país. O grupo pede a liberdade dos presos políticos e ainda cita o cineasta ucraniano Oleg Sentsov, em greve de fome há mais de 60 dias em uma prisão russa.
Essa é a primeira vez que o Pussy Riot consegue protestar na frente de Vladimir Putin, presidente da Rússia, contra quem tem feito manifestações e performances críticas há anos. O político estava presente no estádio para realizar a entrega do troféu da Copa para a França. Além do protesto ao governo russo, a banda também se posiciona contra a Igreja Ortodoxa e contra a repressão das minorias na Rússia, principalmente da comunidade LGBT.
O Pussy Riot lembrou também que nesta segunda-feira (16/07) se completam 11 anos da morte de Dmitri Prigov, poeta dissidente nos tempos de URSS. Prigov, em suas obras, mencionava frequentemente a figura do “Policial”, uma representação metonímica do aparato repressivo do Estado soviético.
Fonte: agências de notícias
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
o sol inclinado
leva até minha parede
o gato do telhado
Josué Santos
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata
Siga o perfil de instagram: @movimento_anarquista_acrata