Beltrán Roca, Eva Bermúdez Figueroa (eds.)
Este livro estuda o papel das mulheres no movimento sindical na Espanha desde a década de 1960 até a atualidade. A partir de histórias de vida de sindicalistas do Marco de Jerez, se pretende analisar em que medida as mulheres contribuíram para a construção do movimento sindical e a que obstáculos tiveram que enfrentar para participar na luta por seus direitos laborais. Conhecer as experiências, percepções e saberes destas mulheres resulta fundamental para corrigir o viés androcêntrico da história social, e também para enfrentar a necessária renovação das organizações sindicais. Se trata, definitivamente, de um exercício de visibilização de histórias que foram silenciadas nos relatos hegemônicos sobre a Transição, a participação e as relações laborais.
Historias silenciadas
Las mujeres en el movimiento sindical desde 1960
Beltrán Roca, Eva Bermúdez Figueroa (eds.)
Los libros de la catarata, Colección Investigación y Debate, 236. Madrid 2018
200 págs. Rústica 24×16 cm
ISBN 9788490975473
17,00 €
agência de notícias anarquistas-ana
ei, olhe a fumaça
como ela, vã, se dissipa
parece com a vida
E. Silva

Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!