[Brasil-Rojava] Mensagem de solidariedade internacional da liderança do Conselho de Gestão Ka’apor com a luta popular curda

“Guerreiras e guerreiros do povo curdo,

 Nós, povo Ka’apor do Maranhão (Brasil) estamos unidos com vocês pela autonomia, autogestão e autodeterminação. O capitalismo, a intolerância e a violência contra nós não pode parar a resistência pela defesa de nossa cultura, nossa forma de viver e defesa de nosso território étnico e cultural. Repudiamos toda forma de agressão do imperialismo e o que querem nos impor como modelos políticos e culturais. Pela livre autogestão e determinação dos povos. Abraços de muita resistência. Conselho Gestão Ka’apor”.

>> Video: https://vimeo.com/324859429

Os Ka’apor surgiram há cerca de 300 anos na Amazônia, entre os rios Tocantins e Xingu. Após os conflitos com os colonizadores luso-brasileiros, eles migraram para o Maranhão, onde vivem sob grande pressão de madeireiros e latifundiários da região. Eles são conhecidos pela criação de áreas de proteção dentro do território, onde os indígenas da Guarda de Autodefesa impedem o desmatamento e a invasão.

A solidariedade étnica internacionalista com a luta do povo curdo reforça que o que está em jogo é a sobrevivência de toda a comunidade planetária.

Internationalist Commune of Rojava

internationalistcommune.com

internationalistcommune[a]riseup.net

agência de notícias anarquistas-ana

Não é meia-noite
e as mariposas cansadas
já dormem nas praças.

Humberto del Maestro