[Curdistão] Mais um anarquista morreu em Rojava enquanto defendia a revolução

“Não me arrependo e morri fazendo o que achei certo, defendendo os fracos e permanecendo fiel aos meus ideais de justiça, igualdade e liberdade.”

O comando TKP / ML-TIKKO de Rojava divulgou um comunicado anunciando o martírio do lutador anarquista italiano Lorenzo Orsetti em Deir ez-Zor.

O texto completo da declaração diz o seguinte:

“Hoje o nosso companheiro TEKOŞER, um intrépido lutador que vivia no quartel-general de TIKKO, foi martirizado durante a luta para salvar Baxoz das mãos do DAESH. Esta manhã [18/03], nosso companheiro italiano TEKOŞER foi enviado para a imortalidade durante a operação contra o DAESH. A dor da nossa perda é tremenda. Nosso camarada internacionalista TEKOŞER juntou-se sem medo de inúmeros ataques e confrontos na frente de batalha, desde a resistência de Afrin à libertação de Deir ez-Zor.

Nosso companheiro, que foi um grande lutador da revolução de Rojava, sempre foi um líder da guerra e da resistência. O nome TEKOŞER será lembrado como de luta e resistência. Cada lugar onde o inimigo aparecia era um lugar de guerra e resistência para ele. Ele estava sempre inquieto quando não se juntava aos confrontos e pintava a mais bela imagem de felicidade quando ia para a frente de batalha. Ele surfou a onda de liberdade da Itália para Rojava. Seu nome é o heroico do internacionalismo e da revolução, como os de BARBARA ANNA KISTLER e do comandante NUBAR OZANYAN.

Nosso bravo camarada viverá para sempre em nossos ideais de liberdade. Ele estará sempre conosco na cor vermelha da nossa bandeira da vitória. Será lembrado com respeito e dignidade. Prometemos honrá-lo em nossa luta e continuar sua camaradagem e compromisso com a luta.

O bravo camarada dos lutadores de TIKKO, um herói do proletariado internacional, um lutador destemido da Revolução de Rojava, nosso companheiro TEKOŞER viverá em nossa luta contra o fascismo.

O CAMARADA TEKOŞER É IMORTAL!

Os lutadores do povo são imortais!

Abaixo o imperialismo, o feudalismo e todos os sistemas reacionários!”

>> Em uma mensagem escrita antes de seu martírio, o voluntário italiano disse o seguinte:

“Oi, se você está lendo esta mensagem, significa que eu não faço mais parte deste mundo. No entanto, não fique tão triste, estou bem com o que aconteceu comigo, não me arrependo e morri fazendo o que achei certo, defendendo os fracos e permanecendo fiel aos meus ideais de justiça, igualdade e liberdade.

Então, apesar da minha partida prematura, minha vida tem sido um sucesso, e tenho quase certeza de que fui com um sorriso no rosto. Eu não poderia ter pedido.

Desejo-lhe tudo de bom no mundo e espero que um dia você também decida dar a sua vida pelos outros (se ainda não o fez), porque essa é a única maneira de mudar o mundo.

Somente combatendo o individualismo e o egoísmo em cada um de nós podemos fazer a diferença. Estes são tempos difíceis, eu sei, mas não desanime, nunca desista, nunca! Nem por um segundo.

Mesmo quando tudo parece estar perdido, quando os males que atormentam a terra e a humanidade parecem intransponíveis, você deve encontrar força, você deve buscar força em seus companheiros.

É nos momentos mais sombrios que mais precisamos da sua luz.

E lembre-se sempre que “toda tempestade começa com uma única gota de chuva”. Você deve ser essa gota de chuva.

Eu amo todos vocês, espero que você valorize essas palavras pelo tempo que virá.

Serkeftin!

Orso

Tekoşer,

Lorenzo.”

agência de notícias anarquistas-ana

poeirão
se levanta no caminho
secam meus olhos

Marcos Amorim