[Grécia] Novas prisões pelo caso da Conspiração das Células de Fogo

Na segunda feira, 14 de março, pela manhã, em uma operação coordenada entre a Direção de Enfrentamento a Crimes Especiais de Violência (em grego D.A.E.E.B.) e a Unidade Especial Repressiva Antiterrorista (E.K.A.M.), foram invadidas e revistadas duas casas, uma no município de Nea Ionia, em Volos, e outra em Holargos (norte da área metropolitana de Atenas).

Em Volos foram detidas 5 pessoas, entre elas 3 que estavam sendo procuradas e foram capturadas sob a acusação de pertencer ao grupo Conspiração das Células de Fogo: Giorgos Nikolopoulos de 25 anos (com mandato de busca e captura expedido desde outubro de 2009, irmão de Mihalis que foi detido em 19 de janeiro de 2011 e prontamente assumiu pertencer à Conspiração das Células de Fogo), Damiano Bolano de 24 anos (em fuga desde outubro de 2009, a imprensa mais direitista destaca sua origem albanesa, pois se trata do único relacionado com a Conspiração das Células de Fogo que não é grego ) e Hristos Tsakalos de 32 anos (com mandato de busca e captura expedido desde inícios de novembro de 2010, uma semana depois de que seu irmão Gerasimos foi preso, junto com Panagiotis Argyrou, pelo envio de cartas incendiárias). Os 3 foram presos sob a acusação de: “pertencer a uma organização terrorista”, “estocagem, fabricação e posse de materiais explosivos e bombas explosivas em cumplicidade visando produzir um perigo público e colocando terceiras pessoas em risco”. Todos os três já eram há algum tempo apresentados como “cabeças da Conspiração das Células de Fogo”.

Na mesma casa foram detido/as também Olga Ikonomidou de 31 anos e Giorgos Polydoros de 29 anos. Na casa de Holargos os tiras detiveram duas pessoas, mas uma delas foi posta em liberdade pouco depois por falta de provas contra ela. Sem dúvida, um companheiro mais, Konstantinos Papadopoulos de 26 anos está dentro. Segundo as fontes policiais na casa de Volos foram encontrados, entre outros: 3 Kalashnikov, 7 pistolas, um revolver de 38 mm, 5.000 balas, duas varas de 0,6 kg cada uma de material explosivo TNT, vários uniformes policiais, perucas, “walkie-talkies”, 7 carteiras de identidade falsas, 4 (2 pares) de falsos documentos de habilitação para carro, 4 micro-câmeras, uma máquina de plastificação, cola e outros materiais para falsificação de documentos. Em um dos computadores, supostamente, foram encontrados tanto rascunhos como versões finais de vários comunicados e textos (“Chamamento Internacional”, etc.) e o emblema/símbolo usado ultimamente pela Conspiração das Células de Fogo. Além disso, bastante próximo da casa foi encontrado um carro com placas falsas, roubado um par de noites antes. Pela tarde da segunda-feira como sempre é típico nesses casos, foram feitas batidas policiais nas casas dos pais do/as detido/as (6 no total e onde não foi encontrado nada) e foi feito o registro de uma casa em Kallithea (Atenas), que foi alugada faz um mês por Hristos Tsakalos com um documento de identidade falso. Ali os milicos confiscaram: 35 malas com roupa e ferramentas, dois documentos de identidade falsos, 3 computadores portáteis, uma pistola, 5 micro-câmaras e outra máquina de plastificação.

Naturalmente, a imprensa está festejando com títulos como: “Pegos os líderes das Células”, “Nas grades a “tríade” das Células”, “Preparavam ataques com bombas e expropriação”, etc.; e com base nessas poucas informações que lhes ofereceu a Polícia (que no momento “segue investigando” e não se sobressalta com declarações pomposas), inventa seus próprios roteiros, acusando a mais pessoas, insinuando conexões com outros grupos como Seita dos Revolucionários e Brigada Revolucionária (Epanastatiki Taksiarhia, que realizou uns 12 ataques explosivos entre 2006-2008). Também parece existir o perigo que o/as 6 detido/as sejam responsabilizados por vários ataques a bancos que no últimos anos foram realizados por pessoas vestidas de policiais. A análise balística comprovou que todas as armas encontradas estão “limpas”, pois não foram utilizadas em nenhum dos ataques feitos neste período.

Ao meio dia de terça-feira todo/as seis detido/as foram levado/as ante o juiz. Em frente do Tribunal Supremo de Atenas, onde foram transferidos até a próxima Delegacia Central, houve uma pequena concentração com uns 20 solidário/as e familiares, que sob a asfixiante presença policial gritaram um par de slogans quando o comboio da Seção Antiterrorista chegou e entrou na garagem do edifício. Também o/as companheiro/as de Volos realizaram na segunda-feira à tarde uma manifestação espontânea de aproximadamente 50 pessoas pelo bairro onde se deu a prisão de nossa gente.

O/as advogado/as denunciaram os maus tratos (espancamentos, queimaduras de cigarros) que viveram o/as detido/as na planta 12 da Delegacia Central de Atenas, na sede da Seção Antiterrorista. Hristos Tsakalos e Giorgos Polydoros são acusados também pelo envio de pacotes incendiários realizado em 1 de novembro de 2010 pela Conspiração das Células de Fogo. Damiano Bolano e Giorgos Nikolopoulos já foram levados a prisão. No dia 16 de março todo/as seis foram levado/as novamente para falar diante do juiz sobre as armas que foram encontradas. Kostas Papadopoulos disse que não têm nada a ver com o grupo em questão (Conspiração das Células de Fogo), mas se assumiu como anarquista. Foi solto no mesmo dia à tarde e está em liberdade sob a fiança de 10 mil euros, porém continua respondendo as acusações em juízo. Ele está proibido de sair do país e deve se apresentar na delegacia de seu bairro três vezes ao mês. O/as 5 detido/as em Volos se negaram novamente a participar nos procedimentos judiciais e não disseram nada. Foi ordenada sua entrada em prisão preventiva. No momento, todo/as 5 estão acusado/as de pertencer ao grupo Conspiração das Células de Fogo, além disso todo/as têm acusações por “posse de armas”. Quando for possível publicaremos os endereços das prisões de nosso/as cinco companheiro/as.

Tradução > Juvei