[Reino Unido] Reading: pub fechado reabre como espaço social “Kobanî House”

O pub Red Lion fechado em Reading foi reaberto e renomeado “Kobanî House” em solidariedade com Rojava. O pub, localizado na rua Southampton, está neste momento sendo ocupado por um grupo de pessoas e será administrado como um espaço social e político.

Umx dxs ocupantes disse: “Em solidariedade com o Movimento pela Liberdade Curda decidimos abrir este edifício para temporariamente criar um espaço educacional e social para pessoas aprenderem sobre a revolução. Temos andado a arrumar e esperamos fazer da “Kobanî House” um espaço acolhedor para qualquer pessoa visitar”.

A invasão turca do nordeste da Síria, uma região conhecida por Rojava, começou no dia  9 de outubro de 2019 e é uma violação de leis internacionais. Há preocupações sérias de que a Turquia pretende fazer uma limpeza étnica na área. No início de outubro, houve relatos de que fósforo branco, uma arma química banida internacionalmente, foi usado contra civis na região, depois de imagens e vídeos de crianças terrivelmente queimadas gritando em agonia emergirem.

O Reino Unido lucra com o comércio de armas com a Turquia. Em janeiro de 2017, a empresa britânica BAE Systems assinou um acordo que vale mais de 100 milhões de libras para desenvolver novos aviões de combate turcos. A Anistia Internacional e outras organizações de direitos humanos condenaram a alta taxa de mortes civis provocadas por ataques aéreos turcos na região.

“A invasão recente de Rojava pelo estado fascista turco fez com que a necessidade de solidariedade internacional se tornasse ainda mais crucial. Países europeus, especialmente o Reino Unido, a França e a Alemanha, estão a financiar este genocídio ao comercializar armamento de milhões de libras com a Turquia”, disse umx dxs residentes atuais de “Kobanî House”, acrescentando: “A guerra continuada é um método de acumulação do sistema capitalista que lucra com a competição dentro do sistema interestadual. Esta lógica insensível forma parte da fabricação da vida sob a hegemonia capitalista. O Movimento das Mulheres Curdas ensinou-nos que por causa desta mentalidade estar embutida em todxs nós, a autodefesa ideológica é a forma mais importante de autodefesa. Devemos comprometer-nos a desenvolver cada aspeto de nós para desaprender o que o capitalismo e o patriarcado nos criou para sermos.”

Fonte: https://freedomnews.org.uk/reading-closed-down-pub-re-opens-as-kobani-house-social-space/

Tradução > Ned Ludd

agência de notícias anarquistas-ana

ao pé da janela
dormimos no chão
eu e o luar

Rogério Martins