[Espanha] Contra as demissões, lutemos. Não ao “Diálogo Social” entre empregadores, sindicatos burocratizados e o governo.

Nas últimas semanas, vimos uma onda de demissões. A Nissan anunciou que vai fechar suas fábricas em Barcelona e deixar 3.000 trabalhadores na rua, afetando outros 27.000 empregos indiretos, entre empresas de componentes, fornecedores, etc. O mesmo acontece com a fábrica de alumínio da Alcoa em Lugo, que vai despedir mais de 500 trabalhadores.

As ERTEs estão ameaçando se tornar EREs. Os trabalhadores dos serviços a bordo dos trens da Renfe, começam a temer por seu futuro. Também muitos dos funcionários do comércio, hotelaria e catering ou turismo. Após a onda de suspensões que deixou milhões de trabalhadores dependentes de subsídios escassos e condicionados, vem o tsunami da perda de empregos.

E aqueles que mantêm seus empregos são confrontados com extrema insegurança, perigo de vida e perda acelerada das condições de trabalho. Os empregadores querem que seus horários na limpeza das ruas de Madri sejam “pagos de volta”. Os trabalhadores dos centros de beleza, que foram forçados a ir trabalhar apesar de estarem em uma situação ERTE para não perderem seus empregos, são demitidos por causa da suposta rescisão de supostos contratos temporários em lei a fraude. Ninguém se preocupa em garantir o cumprimento dos regulamentos de prevenção de riscos ocupacionais contra o Covid-19.

Enquanto isso, os empregadores estão realizando grandes cúpulas virtuais e exigindo ajuda governamental para todos os setores imagináveis. Ajuda que o governo concede profusamente aos grandes empregadores do setor automotivo ou turístico, sem pedir nada em troca. Nem concessões relativas à negociação coletiva, nem a retirada da reforma trabalhista, nem a participação dos trabalhadores na gestão das empresas, nem a construção de um setor empresarial público que garanta a soberania produtiva e tecnológica. O governo vai resgatar, com os impostos pagos pelos trabalhadores, as grandes transnacionais, os fundos abutres e a oligarquia incapaz do nosso país. Todos teremos que apertar o cinto para que a festa da corrupção e a transferência de renda das mãos comuns para as privadas, que é o que consiste o capitalismo espanhol degradado, não diminua.

A Europa nos promete dinheiro em troca de mais cortes, mais privatizações, mais “colaboração público-privada” (porque temos um setor empresarial que é incapaz de gerar qualquer modelo empresarial que não consista em “colocar nossa mão” nos cofres públicos), mais “flexibilidade” trabalhista (ou seja, facilidade de demissão) e piores pensões públicas e serviços sociais e educacionais. Todos querem a sua parte no saque. Seu saque foi roubado dos trabalhadores e ensanguentado por uma pandemia que poderia ter sido controlada se o roubo não tivesse sido legalizado pela Lei 15/97, facilitando o desvio de recursos da Saúde Pública para as empresas privadas.

Todos participam. Também o Ministério do Trabalho e os sindicatos oficiais e burocratizados (UGT e CCOO) que iniciaram novas rodadas de um “diálogo social” que consiste basicamente em discutir com os empregadores como fazer os trabalhadores engolirem tudo isso. Como não revogar a reforma trabalhista, apesar das promessas eleitorais. Como garantir que as ERTEs continuem. Como garantir que a defesa da igualdade de gênero nas empresas se torne uma pilha de papel e uma atividade de gestão burocrática para que algumas empresas de consultoria possam viver. Como garantir que o tempo de trabalho seja “devolvido” do confinamento, como se os trabalhadores estivessem de férias ou em férias, enquanto estavam confinados, ameaçados, e seus protestos públicos proibidos.

Não vamos participar deste “diálogo social”. Não vamos enviar cartas de amor ao Ministro do Trabalho nem vamos publicar anúncios na imprensa dos trabalhadores. Decidimos lutar. Para se mobilizar. Para nos defendermos.

Apelamos para a classe trabalhadora, para os setores mais vulneráveis da classe média (autônomos, profissionais…) e para todas as pessoas com sensibilidade humanitária, social e democrática neste país.

Pedimos que você se mobilize. À ação. À auto-organização. Para a construção de uma sociedade alternativa. À aliança para a luta.

Estamos enfrentando uma bifurcação histórica sem precedentes em nosso tempo de vida. O futuro está em jogo agora. Ou avançamos, ou perderemos muito mais do que podemos imaginar.

Trabalhadores: o futuro está em suas mãos.

O único futuro habitável está em nossas lutas.

Este não é o momento para entorpecer “diálogos”, mas para defender resolutamente o que é seu.

Bloco Combativo e de Classe

Fonte: https://bloquecombativoclase.blogspot.com/2020/06/contra-los-despidos-la-lucha-no-al.html?m=1&fbclid=IwAR1Z9WvxwJ_lMAEjFcBv3Ehp0G-Y4-4eNyPEatB66gXk3R7T2nmaiH4Vm_M

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

o vôo dos pombos
interrompe
o jogo das crianças

Ion Codrescu