[EUA] Homenagem ao anarquista francês Felix Fenéon no Museu de Arte Moderna de Nova York

O Museu de Arte Moderna [o conhecido MOMA em Nova York] apresenta “Felix Fénéon: o Anarquista e a vanguarda: de Signac a Matisse e mais além”, a primeira exposição dedicada ao influente crítico de arte francês, editor, comerciante e colecionador Felix Féneon (1861- 1944). Será aberto ao público de 27 de agosto de 2020 a 2 de janeiro de 2021.

Apesar de hoje em dia largamente desconhecido, Féneon desempenhou um papel fundamental na carreira de grandes artistas, de Georges Seurat e Paul Signac a Pierre Bonnard e Henri Matisse, cada um dos quais está bem representado na exposição. “Felix Féneon: O Anarquista e a Vanguarda – De Signac a Matisse e Além” traça a carreira de Féneon através de aproximadamente 130 obras que destacam suas iniciativas para ajudar os artistas através de suas críticas, exposições e aquisições; seu compromisso com o anarquismo; seus gostos literários; e suas contribuições para o reconhecimento da arte não ocidental. Reunindo uma seleção de obras importantes que Fénéon admirava, defendia e coletava, juntamente com cartas, documentos e fotografias contemporâneas, a exposição destaca o tremendo impacto que ele teve no desenvolvimento do modernismo no final do século XIX e início do século XX.

A obra central da exposição é “Opus 217 de Paul Signac”. Contra o esmalte de um fundo rítmico com batidas e ângulos, tons e corantes, retrato de M. Felix Féneon em 1890″ (1890), um ícone do Neo-Impressionismo e uma obra-prima da coleção MoMA. Neste retrato dramático, Signac presta homenagem ao perfil distintivo de Fénéon, seu traje elegante e sua personalidade generosa, mas enigmática. Os padrões em espiral no fundo colocaram em movimento as teorias científicas da cor que Signac e os Neo-Impressionistas usaram para desenvolver a técnica do pontilhismo, que envolvia a aplicação de pequenas manchas de cor que se misturam no olho do espectador. Foi um jovem Féneon que cunhou o termo “Neo-Impressionismo” alguns anos antes, em 1886, para reconhecer o novo estilo iniciado pela Seurat e Signac. Durante as próximas cinco décadas, e até o final de sua vida, ele continuaria a ser seu mais ardente defensor.

Fonte: http://www.theartwolf.com/exhibitions/felix-feneon-moma-2020-es.htm

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2011/07/14/narrativas-%e2%80%9cbombas%e2%80%9d-cem-anos-antes-do-twitter/

agência de notícias anarquistas-ana

Hora do recreio:
periquitos tagarelas
brigam pelas mangas.

Anibal Beça