“Bater Nossas Cabeças na Parede – Valeu a Pena” (2020) é um documentário curta-metragem, que retrata um período de atividades anarquistas na Croácia (2008-2020), com foco nas regiões de Kvarner (Quarnaro / Carnaro) e Ístria, mas também em uma escala maior na Croácia e em outros países, como Eslovênia, Itália, Grécia, Alemanha, Suíça e Espanha. Este documento ilustra anos de organização, luta e longos procedimentos legais.
As fotografias e gráficos usados neste filme são do período entre 2008 e 2020. Esses recursos visuais retratam a ocupação estudantil da universidade, protestos de rua, greves de trabalhadores e propaganda visual usada para diversos fins. Na faixa de áudio (entrevista de 2016), a Rádio Borba (Eng. Radio Struggle) entrevista Eugen Babić após a sua condenação em um processo penal de 2014 em diante. Também estão incluídos clipes de áudio de um protesto em 2013, após o qual a polícia atacou os manifestantes. Neste ato de repressão, 15 policiais estiveram envolvidos na apreensão de Eugen Babić, no qual outros também sofreram consequências, inclusive um policial. O foco da entrevista de rádio está nesses eventos.
Network of Anarchists (Rede de Anarquistas) leva o crédito pelo filme, em comemoração ao 4º aniversário do veredicto em Rijeka (2016). O filme é feito para quem não sabe o que aconteceu, para quem quer se lembrar dos acontecimentos e para quem pensa que acabou.
25 de outubro de 2020
Comitê de Publicação da Rede de Anarquistas (Croácia)
>> Veja o documentário (17:16) aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=0SgwE3A3FvU&feature=emb_title
Tradução > A. Padalecki
agência de notícias anarquistas-ana
espelho d’água
o céu ouro-quase-jaspe
o louva-a-deus
Cláudio Daniel
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!