[Canadá] Igrejas católicas em comunidades indígenas são incendiadas

Casos começaram após divulgação da descoberta de restos mortais de 215 crianças em uma escola religiosa

Duas igrejas católicas pegaram fogo nesta quarta-feira (30/06), no Canadá. Com esses incêndios, chega a seis o número de templos religiosos consumidos pelas chamas desde 22 de junho no país, cinco deles localizados em comunidades indígenas.

Os incêndios começaram a acontecer após a divulgação da descoberta, em maio, dos restos mortais de 215 crianças em uma escola católica na Colúmbia Britânica, no Canadá. Na semana passada, também foi anunciado que 751 restos mortais não identificados foram encontrados em uma unidade de ensino ligada aos católicos mas situada em área indígena.

A Igreja St. Kateri Tekakwitha, na Primeira Nação Sipekne’katik, em Edmonton, começou a pegar fogo na madrugada dessa quarta-feira. De acordo com a imprensa local, os bombeiros foram acionados por volta das 4h20 para conter as chamas.

No começo da manhã desta quarta-feira, um outro templo católico pegou fogo no Canadá. Dessa vez, em Edmonton, na província de Alberta. Trata-se da Igreja São João Batista, situada na principal avenida de Morinville.

Outras quatro igrejas já haviam sido incendiadas na semana passada. As duas primeiras – Igreja do Sagrado Coração e a Igreja de São Gregório – foram tomadas pelo fogo em 22 de junho e estão localizadas em comunidades indígenas. Nesta data, o Canadá comemorava o Dia Nacional do Povo Indígena.

Na manhã de 26 de junho, a Igreja de St Ann e a Igreja de Chopaka foram encontradas em chamas. Ambas ficam na Colúmbia Britânica.

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/06/08/canada-estatua-de-criador-de-escolas-indigenas-e-derrubada-em-toronto/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/06/01/mais-de-200-corpos-de-criancas-indigenas-sao-achados-em-escola-no-canada/

agência de notícias anarquistas-ana

arco-íris no céu.
está sorrindo o menino
que há pouco chorou

Helena Kolody