Encontro digital com Monica Soares e Rogério Nascimento | sábado, 10 de julho, às 19h
Foto de Andressa Santos
A p r e s e n t a ç ã o
O Grupo Rosas Periféricas é um grupo de teatro, que desenvolve suas pesquisas em São Paulo desde 2008. Artistas e educadores(as) periféricos(as), investigamos linguagens cênicas ancoradas em processos de criação em equipe. Nossos temas vêm do que ronda as periferias onde vivemos; a desigualdade social, o machismo, memória periférica, a feira livre e o tênis pendurado no fio elétrico. Temos uma sede no Parque São Rafael agora, onde realizamos encontros e ensaios. Também costumamos ensaiar na rua. O Grupo é cooperativado pela Cooperativa Paulista de Teatro.
Em nossa breve e brava trajetória temos Vênus de Aluguel, realizada em 2009 com direito a temporada no extinto Teatro X. No ano seguinte, A Mais Forte fez sua passagem pelo grupo e em 2012, o ato performativo Fêmea veio a público. Em 2013 entrou no ar a Rádio Popular da Criança, o primeiro espetáculo do grupo para o público infantil. Em 2015, a Rádio seguiu seu caminho e com o projeto Proac-ICMS passeamos por dez estações de trem da malha ferroviária paulista. Em 2014 realizamos o Cortejo Narrativas Submersas, a primeira parte da trilogia PARQUE SÃO RAFAEL. Este projeto foi fomentado pelo Programa VAI da Prefeitura de São Paulo, e em 2015 fomos novamente contemplados e realizamos o segundo ato dessa história, Lembranças do Quase Agora. Em 2016 realizamos o PROAC Primeiras Obras e passeamos com Narrativas Submersas por Mogi das Cruzes e Rubineia. Também encerramos a trilogia, com o capítulo final Labirinto Selvático, fomentado pelo Programa VAI II. Em 2017 tivemos algumas apresentações no SESC e também a I Mostra da Casa, que foi realizada na Casa de Cultura de São Rafael com o apoio do PROAC e com a organização do Grupo Rosas Periféricas. Também tivemos saraus e voltamos com Labirinto Selvático em nossa sede, além de participar da Ocupação Decolonialidade: Poéticas da Resistência no Teatro de Arena Eugênio Kusnet.
Em 2018 iniciamos com nossa Rádio Popular da Criança passeando pelas Fábricas de Cultura do Estado de SP.
Em 2019 estreamos o espetáculo Ladeira das Crianças – TeatroFunk em comemoração aos 10 anos de existência do Grupo, com o apoio do Programa VAI II da Secretaria Municipal de Cultura e atualmente estamos realizando o projeto Rosas Faz 10 Anos: Memórias de Um Teatro Maloqueiro através da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura, que prevê uma mostra de repertório desde o início do Grupo, somando a ações como saraus, oficinas e rodas de conversa sobre teatro e periferias.
>> Canal do CCS no YouTube:
www.youtube.com/centrodeculturasocial
FB: https://www.facebook.com/events/2984559638450998/?ref=newsfeed
agência de notícias anarquistas-ana
Insetos que cantam
parecem adivinhar
minha solidão…
Teruko Oda
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata