Encontro digital | Grupo Rosas Periféricas: o Teatro Periférico e Resistência

Encontro digital com Monica Soares e Rogério Nascimento | sábado, 10 de julho, às 19h

Foto de Andressa Santos

A p r e s e n t a ç ã o

O Grupo Rosas Periféricas é um grupo de teatro, que desenvolve suas pesquisas em São Paulo desde 2008. Artistas e educadores(as) periféricos(as), investigamos linguagens cênicas ancoradas em processos de criação em equipe. Nossos temas vêm do que ronda as periferias onde vivemos; a desigualdade social, o machismo, memória periférica, a feira livre e o tênis pendurado no fio elétrico. Temos uma sede no Parque São Rafael agora, onde realizamos encontros e ensaios. Também costumamos ensaiar na rua. O Grupo é cooperativado pela Cooperativa Paulista de Teatro.

Em nossa breve e brava trajetória temos Vênus de Aluguel, realizada em 2009 com direito a temporada no extinto Teatro X. No ano seguinte, A Mais Forte fez sua passagem pelo grupo e em 2012, o ato performativo Fêmea veio a público. Em 2013 entrou no ar a Rádio Popular da Criança, o primeiro espetáculo do grupo para o público infantil. Em 2015, a Rádio seguiu seu caminho e com o projeto Proac-ICMS passeamos por dez estações de trem da malha ferroviária paulista. Em 2014 realizamos o Cortejo Narrativas Submersas, a primeira parte da trilogia PARQUE SÃO RAFAEL. Este projeto foi fomentado pelo Programa VAI da Prefeitura de São Paulo, e em 2015 fomos novamente contemplados e realizamos o segundo ato dessa história, Lembranças do Quase Agora. Em 2016 realizamos o PROAC Primeiras Obras e passeamos com Narrativas Submersas por Mogi das Cruzes e Rubineia. Também encerramos a trilogia, com o capítulo final Labirinto Selvático, fomentado pelo Programa VAI II. Em 2017 tivemos algumas apresentações no SESC e também a I Mostra da Casa, que foi realizada na Casa de Cultura de São Rafael com o apoio do PROAC e com a organização do Grupo Rosas Periféricas. Também tivemos saraus e voltamos com Labirinto Selvático em nossa sede, além de participar da Ocupação Decolonialidade: Poéticas da Resistência no Teatro de Arena Eugênio Kusnet.

Em 2018 iniciamos com nossa Rádio Popular da Criança passeando pelas Fábricas de Cultura do Estado de SP.

Em 2019 estreamos o espetáculo Ladeira das Crianças – TeatroFunk em comemoração aos 10 anos de existência do Grupo, com o apoio do Programa VAI II da Secretaria Municipal de Cultura e atualmente estamos realizando o projeto Rosas Faz 10 Anos: Memórias de Um Teatro Maloqueiro através da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura, que prevê uma mostra de repertório desde o início do Grupo, somando a ações como saraus, oficinas e rodas de conversa sobre teatro e periferias.

>> Canal do CCS no YouTube:

www.youtube.com/centrodeculturasocial

FB: https://www.facebook.com/events/2984559638450998/?ref=newsfeed

agência de notícias anarquistas-ana

Insetos que cantam
parecem adivinhar
minha solidão…

Teruko Oda