O Coletivo Autônomo de Atividade Gráfica de Ioánnina “Titivillus” se formou no verão de 2017 com o objetivo de dedicar nosso tempo e esforço à impressão e distribuição de material com conteúdo anarquista/antiautoritário/autônomo feito por coletivos e indivíduos. Por meio deste texto estamos divulgando uma campanha de arrecadação de fundos para melhorar nossa infraestrutura com a compra de uma máquina dobradora/encadernadora e um grampeador industrial. Calculamos que vamos precisar de cerca de três mil euros para a compra desse equipamento já usado.
Os grupos e indivíduos que queiram contribuir podem se comunicar conosco através do email: titivillus@espiv.net
Apresentação da nossa iniciativa
O Coletivo Autônomo de Atividade Gráfica de Ioánnina “Titivillus” está sediado em um espaço alugado do Laboratório Antiautoritário F451 em Ioánnina, Grécia. Temos uma impressora offset monocromática 35×50 cm (Roland Practica 00) que foi fornecida pelo Coletivo “Druck!” (Tessalónica, Grécia) e uma guilhotina de papel. Desde a instalação de nossas máquinas (17 de dezembro de 2017) até hoje já imprimimos dezenas de conteúdos anarquistas/antiautoritários/autônomos. Nosso nome é derivado do demônio “Titivillus”, que dizem ter sussurrado nos ouvidos dos monges copiadores para confundi-los e causar erros. Mesmo após a invenção das tecnologias de impressão, confirmamos que ainda hoje o diabo continua seu incansável esforço, uma representação imaginária do Titivillus é refletida em nosso logotipo.
Valores e modo de trabalho
Nossa iniciativa se beneficiou da experiência de coletivos gráficos anteriores: o coletivo “Rotta” de Atenas (fundado em 2006, sediado na ocupação “Villa Amalias”) e o “Druck!” em Tessalônica (se fundiu a outro grupo em 2014 e atualmente está sediado na ocupação “Terra Incognita”). Embora não formemos um coletivo político em sentido literal, compartilhamos um código comum de valores graças à participação ativa de nossos membros nas lutas sociais.
Após discussões, decidiu-se o seguinte:
– Não queremos imprimir material destinado ao uso comercial, para grupos que funcionam de forma hierárquica, que tenham como objetivo a tomada do poder ou da administração, seja no cenário político central ou na universidade, que tenham entre seus membros patronos ou funcionários das forças de segurança, que tenham exercido em grupo ou por seus membros a violência dentro do movimento (física, sexista, etc.), que tenham utilizado ou utilizem os meios convencionais de comunicação para a divulgação de seus objetivos (com exceção dos presos). Também não gostaríamos de usar nossos esforços para imprimir textos internos que acusem/ataquem indivíduos ou grupos do movimento, os fotografem ou coloquem em risco. Por fim, levando em conta que a divulgação do discurso anarquista/antiautoritário/autônomo não se faz apenas por meio de textos analíticos, também imprimimos obras pessoais de Compas, como poemas, textos literários, etc.
– Como não é possível prever todos os casos que podem nos causar dúvidas, analisamos cada demanda de impressão separadamente. Isso pode incluir contatos pessoais com indivíduos ou grupos que tenham solicitado uma impressão a fim de resolver quaisquer problemas.
– Sobre a cobertura do custo de impressão, informamos os grupos interessados sobre o gasto, que inclui apenas o custo dos materiais (placa metálica, papel, tinta, etc.). Em seguida, deseja-se que os coletivos acrescentem uma contribuição voluntária definida por eles mesmos e que serve para o sustento do nosso coletivo. Este apoio destina-se (i) à aquisição de insumos, (ii) à manutenção e melhoria dos nossos equipamentos e (iii) à contribuição para o aluguel do espaço que nos abriga. Nenhuma remuneração está incluída para nossos membros que lidam com a impressão.
Coletivo Autônomo de Atividade Gráfica de Ioannina Titivillus
Março de 2022
rebel-kollektiv.tk
>> Vídeo (12:04) da Gráfica de Ioánnina “Titivillus”, com legendas em espanhol:
https://www.youtube.com/watch?v=FB7sS9OWxbQ&t=706s
Tradução > Mauricio Knup
agência de notícias anarquistas-ana
Navalha de barba:
numa só noite enferruja,
ó esta chuva de maio!
Boncho
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!