[Espanha] Contra a candidatura dos Jogos Olímpicos de Inverno nos Pirineus

Com todos os alarmes planetários tocando a todo vapor. Com as Nações Unidas alertando para a necessidade urgente e incontornável de reduzir o inevitável aquecimento global do planeta em pelo menos 1,5ºC antes de 2030. Com uma crise econômica praticamente endêmica. A única coisa que ocorreu à classe política dominante é um vôo para a frente, em direção ao precipício, na forma dos Jogos Olímpicos de Inverno, com tudo o que isso implica. Porque nestes tempos em que a neve se recusa a cair e a maioria das pistas de esqui são alimentadas por poderosos canhões que geram neve artificial e devoram reservas de energia e água; não há nada mais absurdo do que planejar um evento mundial dessa magnitude nos Pirineus. Num ambiente de trabalho como o representado pela sazonalidade das pistas de esqui e pela própria precariedade do setor do turismo; antes de enfrentar esse problema trabalhista, ou antes de tentar buscar alternativas trabalhistas que contribuam para a fixação da população, a única coisa que lhes ocorreu foi procurar cada vez mais atrações turísticas para continuar precarizando as relações de trabalho e destruindo a paisagem e esvaziando as cidades.

Eles nos preocupam. Estamos muito preocupados com os macroprojetos pensados ​​para continuar sendo mais do mesmo. Por mais que o vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional Juan Antonio Samaranch Jr. (parece que esses cargos têm alguma realeza) insiste em afirmar que os Jogos Olímpicos agora não são como antes. Que agora são muito respeitosos com o meio ambiente e que geram riqueza e bem-estar social. Mas acontece que já ouvimos essa música muitas vezes. E ouvimos isso tantas vezes que nos dá vergonha ouvir o próprio Samaranch admitir que eles estavam mentindo antes, mas não mais. Da mesma forma que nos dá vergonha ouvir os políticos falarem sobre os desafios de aplicar as diretrizes de desenvolvimento da agenda 2030, ao mesmo tempo em que apoiamos esses projetos que continuam sendo mais um passo no esgotamento de recursos e territórios. Chama-se cinismo, mas não cinismo no sentido filosófico, mas cinismo no sentido mais pejorativo.

Mas o que mais nos preocupa é o grande silêncio que envolve este evento. Não sabemos se isso se deve à habilidade demonstrada pelos políticos aragoneses e catalães em transformar tudo o que tocam em uma estúpida briga de galos. Parece que é assim que eles mantêm o sentimento patriótico entretido, ou encobrem possíveis dissidências com barulho, muito barulho. Ou, certamente, é uma mera questão de ocultação de dissidência. Tente que nossas vozes não apareçam em lugar nenhum. Tentar que nossos protestos não ocupem uma única manchete, nada mais do que nos criminalizar. Embora as ausências da intelectualidade tenham sido muito clamorosas há muito tempo. As vozes de protesto de figuras públicas ficaram em silêncio por muito tempo.

Em suma, da Fraga CNT-AIT em Alto Aragão sempre defenderemos o bem-estar das pessoas em harmonia com o território. A despesa com a organização dos Jogos Olímpicos poderia servir para desenvolver uma cobertura de saúde primária que inclua também hospitais próximos, facilmente acessíveis por transporte público, a todas as populações do mundo rural mais isolado. Garantir a assistência, independentemente de residir no lado aragonês ou catalão. Pode servir também para recuperar os serviços de ambulância desaparecidos em algumas zonas rurais de Aragão, com quase nenhuma explicação por parte dos responsáveis ​​pela pilhagem da Saúde Pública a favor da Saúde Privada; estamos falando, sim, dos líderes políticos, encarregados de administrar nossos recursos. Porque são nossos, não de Amâncio Ortega ou de qualquer empresário sem escrúpulos brincando de ser amigo do povo. A saúde é nossa, não só porque a pagamos, – com o correspondente desconto que o Estado faz em nossa folha de pagamento e por meio de impostos -, mas porque dela necessitamos como um bem inalienável. Não nos esqueçamos. E, claro, essa despesa também deve servir para desenvolver uma economia de acordo com o território que as pessoas habitam. Longe de desenvolvimentismos absurdos. Chega do “milagre franquista” do turismo! Ainda é tempo de mostrar que o regime de Franco ficou para trás e que somos capazes de pensar uma economia que respeite o meio ambiente, o mundo rural, as pessoas que o habitam e, no mínimo, cumpra os objetivos estabelecidos na agenda 2030.

Por tudo isso, dizemos não aos Jogos Olímpicos e incentivamos toda a população a mostrar sua rejeição.

Fraga no Alto Aragão, abril de 2022

CNT-AIT Federação Local de Fraga

CNT/AIT

Federação Local de Fraga

Pº Barrón-Cegonyer, 6, 3º, C.P. 22520 Fraga

Telefone 626492992, Fraga AT cntait.org

http://bajocincalibertario.blogspot.com.es
https://www.facebook.com/CNT-AIT-Fraga-824038131322025

Tradução > GTR@Leibowitz__

agência de notícias anarquistas-ana

Uma borboleta
Na minha pequena rua
Uma floricultura

Suemi Arai