Os Amigos de Durruti foram uma das pontas de lança da Revolução Espanhola de 1936-1939. Nascidos no coração da Coluna Durruti, eles eram uma associação formada por militantes da CNT e da FAI que foi formada com objetivos claros: promover a resistência à militarização, questionar a colaboração com o governo, promover a revolução e deter a contrarrevolução. E coube a eles denunciar incessantemente a entrada de anarquistas no governo, a perda do poder dos sindicatos e agrupamentos e a repressão e prisão de trabalhadores revolucionários.
Suas opiniões fizeram deles o grupo mais avançado e lúcido da época e desempenharam um papel fundamental nos eventos de maio de 37. Difamados, censurados e proibidos pelas autoridades, suas publicações – principalmente El Amigo del Pueblo – que também sofreram perseguição e censura, desempenharam um papel crucial e ainda hoje são essenciais para a compreensão desse momento histórico.
Com seu rigor e meticulosidade característicos, Miquel Amorós reconstrói, com base nos escritos de Los Amigos de Durruti, a história deste grupo que apostou tudo para ganhar a guerra sem perder de vista por um momento o triunfo da revolução. Apesar da abundante bibliografia disponível, este ensaio histórico – no qual os protagonistas têm voz – é um dos livros mais completos disponíveis sobre o processo revolucionário e contrarrevolucionário na Espanha em 1936.
Los Amigos de Durruti en la Revolución Española
Miguel Amorós
ISBN 978-84-18998-07-2
312 pp., 24×17 cms.
Preço: 21,40 euros.
www.pepitas.net
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
um tufo de algodão
flutuando na água
uma nuvem
Rogério Martins
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!