Na mente do público, a palavra “fascismo” está mais associada a fotos em preto e branco de procissões de tochas nas ruas de Berlim do que a eventos contemporâneos. Entretanto, essa ideia de dominação total do Estado sobre o indivíduo nunca foi associada a especificidades regionais e não foi derrotada em um passado distante. Não importa se as faixas dos novos fascistas terão suásticas ou Zs, pois a estética não é tão importante quanto a ideia. Os sonhos de um Estado forte, subjugando a sociedade e ameaçando todos os inimigos com força militar, ocupam as mentes de imperialistas e nacionalistas em todo o mundo.
A Europa não é, de forma alguma, uma exceção. Os partidos conservadores e de extrema direita têm um número significativo de assentos nos parlamentos europeus e uma presença visível nas ruas. Na Polônia, onde os conservadores detêm quase metade dos assentos no parlamento, a cada 11 de novembro, no Dia da Independência, a direita sai às ruas em uma demonstração de força. Essas procissões de tochas dos dias atuais são o exemplo mais brilhante do fato de que o fascismo não dorme, penetrando nas mentes dos jovens e ameaçando subjugar toda a sociedade.
Infelizmente, há pessoas no movimento democrático bielorrusso que acreditam que o papel de uma pessoa na sociedade é apenas segurar o retrato do líder e uma tocha. Os apoiadores da Junta declaram abertamente seus pontos de vista na mídia de massa, são convidados bem-vindos em eventos democráticos e, sim, são membros do “parlamento da oposição” – o Conselho de Coordenação. https://t.me/pramenby/5314.
Como anarquistas, não podemos permitir tendências autoritárias no movimento democrático e o triunfo dos populistas de direita nas ruas. Portanto, junto com nossos camaradas de outros países, sairemos no dia 11 de novembro em Varsóvia para contra-manifestar contra o fascismo de todas as cores e faixas.
Junte-se ao bloco anarquista na manifestação!
Vejo vocês nas ruas!
Fonte: https://pramen.io/en/2023/10/for-a-world-without-fascism-of-all-colours-11-november-in-warsaw /
Tradução > Contrafatual
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Árvore curvada
tentando catar folhinhas
caídas no chão.
Lena Jesus Ponte
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!