Nos enche de entusiasmo poder anunciar o novo título editado pela Fundação Anselmo Lorenzo: “Pierre-Joseph Proudhon. Federalismo y mutualismo anarquistas.” Florentino Iglesias reúne o pensamento proudhoniano para abordar diferentes problemáticas da atualidade. Um pensamento que, talvez, não nos ofereça sempre uma solução, mas sim um caminho para começar a caminhar em sua busca.
Sinopse
Em uma época de crise como a nossa, crise das sociedades de corte liberal, incapazes de conjugar direito e liberdade, o capitalismo não poderá resolver o desperdício planetário que põe em perigo a própria sobrevivência da humanidade. Ademais, porque sua meta tem pouco que ver com as necessidades reais da sociedade. Crise também, e talvez isto seja novo nas sociedades burocráticas do capitalismo de Estado — mal chamado socialista —, onde as aberrações dos governantes não podem ser conhecidas nem corrigidas e onde o papel do trabalhador fica reduzido a trabalhar, obedecer e conformar-se com o salário que definem os chefes infalíveis e indiscutíveis do partido.
Neste estudo, só pretendemos abordar alguns temas do pensamento proudhoniano. Temas que talvez valham a pena ter em conta, não porque aportem soluções definitivas a nossos problemas, mas sim apontam para elas. Consideramos que aporta elementos de reflexão sobre os problemas da construção de um socialismo autogestionário. Um socialismo onde o ser humano tenha direito a realizar-se, não só em seu ócio, como tratam de convencer-nos atualmente, mas também na empresa, onde passa grande parte de sua vida, assim como nas suas relações com a comunidade.
Nossa intenção fica, portanto, limitada, tratando de oferecer uma visão geral dos temas aqui abordados. Temas que, apesar do que seus adversários tenham podido dizer, se encontram no centro mesmo das preocupações políticas, econômicas e filosóficas de nosso tempo.
PIERRE-JOSEPH PROUDHON. FEDERALISMO Y MUTUALISMO ANARQUISTAS
Florentino Iglesias
Fundación Anselmo Lorenzo
Madrid, 2023
392 págs.
ISBN: 978-84-127509-0-4
PVP: 18 euros
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
a lagarta
olha no espelho
a mariposa
Claudio Daniel
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!