Na segunda-feira, 11/12, milhares de pessoas marcharam para defender as montanhas contra o “desenvolvimento verde”. Dezenas de coletivos, clubes de caminhada, grupos de movimentos anarquistas em Atenas mas também na província, reuniram-se em Monastiraki e marcharam em direção a Omonia e Syntagma [em frente ao parlamento grego] para gritar pelas montanhas livres sem turbinas eólicas!
“O aquecimento global só pode ser evitado através de processos democráticos diretos, do envolvimento direto dos cidadãos e das comunidades e não por alguns políticos profissionais ou tecnocratas que podem e são comprados pelas empresas que enriquecem à custa da natureza e das próximas gerações”, disse um manifestante.
Acrescentando: “Além disso, o nosso slogan central era o (des)desenvolvimento, um projeto defendido por muitos grupos na região grega que lutam por montanhas sem parques eólicos. Contra a lógica do nimby (“não no meu quintal”) ou de vozes que sugerem que as mudanças climáticas são apenas um truque vindo de cima para criar outro novo mercado e, portanto, mais lucros. Acreditamos que questionar a ideologia do desenvolvimento eterno (mais e mais produção, cada vez mais consumo) é necessário. Para salvar a natureza, é necessário encolher a economia e construir comunidades com novas prioridades, as da solidariedade, do pluralismo das relações humanas e do lazer”.
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/12/06/grecia-passeata-pela-defesa-das-montanhas/
agência de notícias anarquistas-ana
siriris batendo
na lanterna de papel
barulho de chuva
Luciana Bortoletto
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!