[Reino Unido] Kuehne+Nagel corta laços com Elbit

Em um e-mail enviado à Palestine Action, a gigante dos transportes Kuehne+Nagel declarou que cortou relações com a maior empresa de armas de Israel, Elbit Systems, e que não voltará a trabalhar com ela no futuro. Essa vitória ocorre após uma extensa campanha de ação direta, que envolveu primeiramente ativistas da Palestine Action invadindo os escritórios da K+N em Leicester, quebrando janelas e pintando o interior com spray em 12 de maio de 2023, com várias ações semelhantes realizadas desde então.

Todas as empresas associadas aos fabricantes de armas israelenses Elbit Systems devem seguir o exemplo e encerrar seus vínculos com o genocídio do povo palestino por Israel. A Palestine Action continuará a visar todos aqueles que facilitam a produção do armamento da Elbit, que é ‘testado em combate’ contra o povo palestino. Em solidariedade à Palestina, não pararemos até que a Elbit deixe de existir.

~ Porta-voz da Palestine Action

Após a primeira ação, a K+N tentou disfarçar os caminhões que usava para transportar o armamento da Elbit de sua subsidiária em Leicester, a UAV Tactical Systems. Essa tentativa não passou despercebida pela Palestine Action, que listou a empresa como alvo no site elbitsites.uk, o que levou a uma ação dupla na filial da empresa em Milton Keynes e em sua empresa de seguros de cargas em Londres. Isso envolveu a quebra das janelas das filiais, prédios cobertos com tinta vermelho-sangue e mensagens deixadas pedindo que a K+N “cortem laços com a Elbit”.

A Palestine Action foi inicialmente informada sobre o contrato de longa data da empresa de logística e transporte com a Elbit através de um informante. Essa informação foi confirmada por avistamentos frequentes de caminhões da K+N entrando e saindo da fábrica da Elbit UAV Tactical Systems em Leicester, comprovando o envolvimento da empresa no transporte de tecnologias de drones israelenses. A K+N é uma das seis únicas empresas licenciadas para a coleta, entrega e descarte seguro de armas de fogo e armas na Grã-Bretanha, e sua decisão de encerrar seu relacionamento com a Elbit prejudicará significativamente a capacidade da empresa de concluir suas exportações de armas para Israel.

Juntamente com sua antiga parceria com a Elbit, a empresa que fornece 85% dos drones e equipamentos militares terrestres de Israel, a K+N desempenhou um papel histórico no tráfico de armas para o Apartheid da África do Sul, reforçando o regime na década de 1980. De acordo com o Movimento Anti-Apartheid, essas remessas foram enviadas para a África do Sul via Israel. O fato de essa empresa que vale 30 bilhões de libras esterlinas, há muito estabelecida na obtenção de lucros do setor de armas, ter decidido que a associação com a Elbit é um risco muito grande para suas operações e relações-públicas, é certamente uma notícia triste para o comércio de armas de Israel.

A iniciativa da K+N de se afastar da Elbit Systems ocorre depois que os recrutadores exclusivos, sócios da iO, os gerentes de propriedade da fábrica da Elbit em Shenstone, Fisher German, e os hosts do site da fábrica da Elbit em Leicester também abandonaram todos os laços com a fabricante de armas israelense. Esse padrão – de empresas que se apressam em encerrar seus vínculos com a Elbit Systems após uma campanha direcionada da Palestine Action – válida ainda mais a estratégia de ação direta expansiva do grupo.

Fonte: https://freedomnews.org.uk/2024/02/02/kuehne-nagel-cut-ties-with-elbit/

Tradução > 1984

agência de notícias anarquistas-ana

Boneca se aquece
com o meu chapéu de lã.
Eu visto saudades.

Teruko Oda