No próximo domingo, 18 de fevereiro, às 12h00, apresentaremos em nossa sede em Madri uma das últimas novidades da editora Piedra Papel Libros: ‘Melé en las gradas. Reflexiones para la recuperación del deporte obrero“, um pequeno ensaio de Alberto Luque que trata da relação entre o movimento operário e dois esportes de massa: o rúgbi e o futebol.
O evento contará com a presença de Alberto Luque, ativista libertário, fã e jogador de rúgbi e futebol e fundador da UGEL (União de Grupos Excursionistas Libertários).
“Conhecer a história de dois esportes, como o rúgbi e o futebol, que têm uma origem comum, mas que alcançaram desenvolvimentos muito diferentes, nos permite refletir sobre os modelos esportivos que, ao longo dos anos, se confrontaram com determinação para se tornarem hegemônicos. De um lado, um esporte influenciado pelos valores do capitalismo de mercado e, de outro, um esporte de natureza popular, intrinsecamente ligado às lutas sociais da classe trabalhadora”.
fal.cnt.es
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Não tenho certeza,
mas acho que os grilos gostam
da minha janela.
Humberto del Maestro
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata