Faltando apenas alguns meses para o início dos Jogos Olímpicos, a conta está se aproximando dos 9 bilhões de euros e provavelmente ultrapassará os 10 bilhões de euros. Inicialmente, o orçamento era de 3,8 bilhões de euros. Portanto, o orçamento projetado mais do que dobrou. E dentro desse orçamento colossal, pelo menos 5 bilhões de euros de dinheiro público.
Entre os exemplos de gastos faraônicos, uma piscina superfaturada em Saint-Denis, planejada para as Olimpíadas, ficará inutilizada. Originalmente estimada em 68 milhões de euros, a piscina construída pela multinacional Bouygues teve seu preço aumentado massivamente: 174 milhões. Um aumento de 300%, e quem paga é o Estado. Exceto pelo fato de que ela foi considerada pequena demais para a federação de natação. Portanto, os eventos de natação em reta não serão realizados lá, mas em um estádio de rúgbi convertido em uma piscina.
O custo de 10 bilhões de euros das Olimpíadas é exatamente o que a reforma previdenciária deveria “economizar”. Em outras palavras, apenas as duas semanas dos Jogos Olímpicos representam o roubo de anos de vida de dezenas de milhões de funcionários!
E ao mesmo tempo, o governo suprime também bilhões para os serviços públicos essenciais. Em fevereiro, o Ministro da Economia anunciou o corte de 10 bilhões de euros do orçamento. Exatamente 8 mil postos de trabalho a menos no ensino, 7,5 mil na pesquisa, 2 bilhões de euros cortados do ministério da ecologia, 400 postos de trabalho suprimidos da diplomacia e centenas de milhões de euros a menos para os Ministérios da Saúde e da Solidariedade…
Se ao menos os Jogos Olímpicos beneficiassem a população. Mas não: os ingressos são inacessíveis para a grande maioria das pessoas, será apenas um festival de policiamento totalitário. Pior ainda, essa prodigalidade de gastos provavelmente resultará em um fiasco monumental, dado o despreparo, o mau gosto e a incompetência dos gestores da Nação start-up que estão a preparar as Olimpíadas. Os Mozarts das finanças definitivamente gastam o dinheiro público com sabedoria…
Fonte: https://contre-attaque.net/2024/04/15/jeux-olympiques-la-facture-senvole/
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Luz crepuscular
Um último arco-íris
Na ponta do pinheiro
Teruko Oda
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…