Toomaj Salehi, de 33 anos, foi sentenciado à morte em abril de 2024 sob a acusação de “corrupção na Terra”, uma das acusações mais severas do sistema judicial iraniano
Neste sábado (22/06), o advogado de Toomaj Salehi anunciou que a Suprema Corte do Irã anulou a condenação à morte do rapper, preso há mais de um ano e meio por apoiar o movimento de protesto no país em 2022.
Salehi, de 33 anos, foi sentenciado à morte em abril de 2024 sob a acusação de “corrupção na Terra”, uma das acusações mais severas do sistema judicial iraniano. A condenação foi revogada pela Suprema Corte após a análise da apelação, e o caso será encaminhado para um novo julgamento, conforme informou seu advogado Amir Raïssian na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter.
Toomaj Salehi se tornou uma figura proeminente no movimento de protesto que eclodiu após a morte de Mahsa Amini, uma jovem curda iraniana que faleceu sob custódia policial em 16 de setembro de 2022, após ser detida por supostamente não usar o véu de forma adequada. Com suas músicas e postagens nas redes sociais, Salehi expressou apoio ao movimento, o que levou a justiça iraniana a acusá-lo de “incitar a sedição, reunião, conspiração, propaganda contra o sistema e apoiar os distúrbios”, segundo Raïssian.
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
por uma só fresta
entra toda a vida
que o sol empresta
Alice Ruiz
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata
Siga o perfil de instagram: @movimento_anarquista_acrata
esperemos que si, asi se difunde más, salud
A FACA agradece a ressonância que nossas palavras tem encontrado na ANA: ideias e projetos autônomos, horizontais, autogeridos e anticapitalistas…