Fomos comunicados que nosso amigo e companheiro Leco, o estimado Alexandre Sant’Ana faleceu na data de 28/06/2024.
O companheiro Alexandre, carinhosamente chamado Leco, era integrante do Movimento Anarquista no Brasil, realizador do Jornal O Inimigo do Rei (IR), integrante no coletivo Inimigo do Rei na cidade de São Paulo, integrante do CCS-SP e outros tantos agrupamentos e iniciativas durante toda sua vida.
Leco era professor e arquiteto, um espirito livre com humor libertário e crítico. Pai e Marido amado, apaixonado por sua família e a anarquia.
Para muitos de nós esteve sempre presente: solidário, com palavras de incentivo, motivador com análises e críticas humoradas e lúcidas sobre nossa condição no movimento anarquista e sindicalista, da sociedade Brasileira e mundial. Um de seus modos de expressão era através do desenho, que podem ser conhecidos nas páginas do IR. Tinha carinho especial pela arte dos quadrinhos, charges e a língua imagética de comunicação instantânea da ideia ao leitor. Leco dizia ultimamente que o movimento tinha de aprender novas linguagens para levar o conteúdo libertário ao máximo das pessoas, de forma simples, direta e honesta. O jornal impresso hoje em dia não era mais uma linguagem de grande alcance do povo brasileiro e mundialmente.
Sempre atuante no movimento, Leco nos brindou com sua experiência e conhecimento quando convidado para proferir conferência no 5º Fórum Geral Anarquista, em Cariacica, Espirito Santo (2022), no qual proferiu conferência sobre sua vida durante a ditadura militar, qual o papel do jornal O Inimigo do Rei na resistência à ditadura, a defesa da liberdade e continuidade do movimento anarquista no Brasil. Neste momento especial, Leco arrancou sorrisos com seu jeito sagaz e humor inteligente, sensibilizou muitos diante dos relatos de opressão do regime militar contra os militantes anarquistas, especialmente em São Paulo. Relatou também alguns feitos heroicos, como a conquista de uma prensa off-set para o movimento.
Atualmente Leco se encontrava engajado sindicalmente, como sempre, mesmo aposentando, pois seguia trabalhando como muitos de tantos outros trabalhadores e trabalhadoras brasileiras com os quais se colocou ao longo de sua vida ombro-a-ombro.
O projeto que ele dedicava mais sentimentos e tempo foi o de construção de uma Escola Indígena em São Paulo, uma de suas alegrias, que ele imputava “urgentemente necessária”.
Dessa forma, a Iniciativa Federalista Anarquista – Brasil vem a público manifestar seu pesar pelo falecimento do nosso amigo e companheiro Leco, o Alexandre Sant’Ana. Registramos a importância deste professor, arquiteto, desenhista, sindicalista, esposo, pai, amigo e companheiro nas nossas vidas. Agradecemos todo seu trabalho na defesa da liberdade e da justiça pelo fim da ditadura militar e pelo fim do autoritarismo ainda vigente no Brasil. Sua trajetória e seu legado estão marcados em nós.
Com Amor e Anarquia, até breve amigo e companheiro Leco. Que a terra lhe seja leve.
Secretariado da IFA-Brasil, associada à Internacional de Federações Anarquista.
federacaocapixaba.noblogs.org
agência de notícias anarquistas-ana
Porque não sabemos o nome
Tenho de exclamar apenas:
“Quantas flores amarelas!”
Paulo Franchetti
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…