
Recentemente conhecemos a sentença do Tribunal Supremo que condena a 6 sindicalistas que participaram no conflito contra a confeitaria La Suiza a 3 anos e meio de prisão e vultosas multas econômicas.
Desde a Federação Anarquista Ibérica (FAI) nos ratificamos no comunicado que emitimos já no ano de 2021 rechaçando a desproporcional sentença e difundindo a forma de apoio econômico para custear os gastos judiciais das companheiras sindicalistas.
Entendemos que esta sentença atenta contra o exercício da liberdade sindical. E ainda que em um sistema democrático sobre o papel se tolere o exercício da liberdade sindical, é a mesma natureza coercitiva do Estado quem exercerá a repressão contra a classe trabalhadora, se os poderes do Estado o acharem conveniente para garantir a paz social e frear o conflito de classe. E isto não só mediante uma sentença, mas através de um processo judicial longo e complexo que busca desgastar econômica e moralmente as afetadas, os familiares, e as organizações e pessoas que estão apoiando e solidarizando-se com estas companheiras, tentando assim meter-nos medo na hora de exercer um sindicalismo independente e lutar pelas melhoras de nossas condições materiais de vida.
O marco jurídico repressivo que estabelece a famosa lei mordaça e outras ações dos poderes do Estado como esta sentença judicial, não tem outra finalidade a mais que minar e debilitar a capacidade de luta das organizações de trabalhadores que pretendam superar o sistema econômico capitalista no atual contexto de ofensiva neoliberal. Ademais, esta sentença cria um grave precedente judicial para castigar e criminalizar os piquetes contra os exploradores.
Nosso apoio a estas companheiras nestes momentos difíceis para elas e para toda a classe trabalhadora.
Federação Anarquista Ibérica (FAI)
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
nuvens insultam o céu,
aves urgentes riscam o espaço;
pingos começam a molhar.
Alaor Chaves
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!