Mike Africa Jr. (autor); D. Watkins (co-autor)
Antes de a polícia lançar uma bomba em um bairro residencial em 13 de maio de 1985, poucas pessoas fora da Filadélfia sabiam que uma organização de liberdades civis liderada por negros havia criado raízes no local. Fundada em 1972 por um ideólogo carismático chamado John Africa, a missão do MOVE era proteger todas as formas de vida da opressão sistêmica. Sua ideologia foi inspirada no Partido dos Panteras Negras e antecedeu grupos de direitos dos animais e do meio ambiente, como o PETA e o Earth First. O MOVE surgiu em uma época em que os negros da Filadélfia sofriam com as políticas devastadoras trazidas pela longa e condenada guerra no Vietnã, a vigilância policial abertamente racista do prefeito Frank Rizzo e, por fim, a Guerra às Drogas do presidente Ronald Reagan. Os membros do MOVE moravam juntos em um conjunto de casas geminadas no oeste da Filadélfia e adotaram o sobrenome Africa por admiração ao fundador do grupo.
Mas, no estilo de vida do MOVE, as autoridades municipais viram ameaças ao seu status quo. O bombardeio das casas do MOVE chocou o país e virou notícia internacional. Onze pessoas foram mortas, incluindo cinco crianças. E a Cidade do Amor Fraterno ficou conhecida como a Cidade que se Bombardeou.
Entre as crianças mais afetadas pelo bombardeio estava Mike Africa Jr. Nascido na cadeia após um ataque policial ao MOVE que levou seus pais a ficarem presos por décadas, Mike tinha seis anos de idade e morava com sua avó quando o MOVE foi bombardeado. Nos anos que se seguiram, Mike buscou um propósito nas cinzas deixadas para trás. Ele começou a aprender sobre a lei quando era adolescente e se tornou adepto de falar e inspirar apoio público com a ajuda de outros membros do MOVE. Em 2018, aos 40 anos, ele finalmente conseguiu que seus pais fossem libertados da prisão.
On a Move é uma das histórias mais inimagináveis de injustiça e resiliência da história americana recente. Mas não se trata apenas de uma tragédia. Trata-se do amadurecimento de um jovem ativista, dos fortes laços familiares e, contra todas as probabilidades, de aprender a aceitar as indignidades e a trabalhar dentro do próprio sistema que as criou. Ao mesmo tempo um relato pessoal angustiante e um exame apaixonado do racismo e da violência policial, On a Move é um testemunho do poder do amor e da esperança, em face de uma espantosa injustiça.
Editora: Mariner Books
Formato: Livro
Encadernação: capa dura
Páginas: 304
Lançado: 6 de agosto de 2024
ISBN-13: 9780063318878
$24.38
harpercollins.com
Tradução > Contrafatual
agência de notícias anarquistas-ana
no vaso menor
um punhado de terra
violeta em flor
Ricardo Silvestrin
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!