O sindicato de Fraga da CNT/AIT, entra no “processo geral” promovido pela elite que lidera a “CNT (CIT)” contra o anarcossindicalismo.
Comunicado da CNT/AIT Fraga
Processo geral contra o anarcossindicalismo
Uma organização é, no final das contas, nada mais do que um meio para um determinado fim. Quando se torna um fim em si mesma, ela mata o espírito e a iniciativa vital de seus membros, estabelecendo a regra da mediocridade que é característica da burocracia.
Rudolf Rocker
A liberdade não é confortável; é um estado de tensão constante, uma conquista contínua de territórios internos e externos, um risco de cada minuto.
Luce Fabri
Mais de trinta sindicatos da CNT/AITestão sendo denunciados perante a Audiência Nacional, processos movidos por aqueles que lideram a atual CNT (CIT), um sindicato com o qual, até menos de 10 anos atrás, formávamos uma única organização. O processo judicial que estamos sofrendo é semelhante à perseguição franquista perpetrada contra os opositores antifascistas com essa “causa geral” – “processo geral”.
Com os processos, pretendem nos obrigar a deixar de usar “o nome Confederação Nacional do Trabalho, a sigla CNT e, como se isso não bastasse, estão pedindo 50 mil euros por cada sindicato denunciado”. Todo um absurdo com consequências previsivelmente catastróficas, inclusive para o movimento libertário como um todo.
Em 19 de setembro passado, começaram os julgamentos contra 16 sindicatos da CNT-AIT; agora, no mês de outubro, mais 17 sindicatos, incluindo o sindicato Fraga, estão pendentes de julgamento. Não entraremos em detalhes sobre as razões dessa situação, o que já foi feito há 3 anos em um texto intitulado “Contra o vento e a maré” (1), bem como no comunicado “Sobre os julgamentos na Corte Nacional contra a CNT/AIT”, tornado público em setembro deste ano (2).
O objetivo dessa ação não é apenas prejudicar os militantes dissidentes, mas também fechar todas as portas para qualquer tentativa de reunir posições ideológicas divergentes, em um exercício político excludente que nada tem de libertário.
Queremos salientar que a gravidade dos fatos revela e evidencia a personalidade de quem que provocou essa situação e controla a chamada CNT(CIT), com traços autoritários, comparáveis ao comportamento de quem lidera qualquer partido stalinista ou seita religiosa.
Longe está o ano de 1918, quando um grupo de trabalhadores fundou o Sindicato Único de Fraga, mas desde então o anarcossindicalismo tem feito parte da sociedade de Fraga e das terras baixas de Cinca. Com maior ou menor repercussão, mas com momentos de extraordinária relevância histórica e com mais de cem anos de presença, que nem a repressão da ditadura de Franco, nem as tentativas de “demolição controlada” da “democracia”, nem o entrismo perpetrado a partir do autoritarismo marxista e partidário conseguiram interromper ou extinguir.
Gostaríamos também de dizer que a discordância ideológica e humana é com os que lideram a atual CNT(CIT) e com as pessoas que os apoiam e justificam, de qualquer forma, sempre haverá uma mão estendida aos que sofrem exploração, prevalecendo a solidariedade de classe sobre ideologias e/ou crenças. Lembramos que, para a militância da Confederal Fraga, a luta por dignidade e justiça social sempre andou de mãos dadas com as ideias anarquistas, sendo parte ativa da luta dos trabalhadores e de nossa forma de nos organizarmos, integrando-as também, na medida do possível, em nossa caminhada pela vida e assim continuaremos a fazer no futuro.
Vida longa ao anarcossindicalismo!
De Fraga e da região de Bajo/Baix Cinca, na zona rural de Alto Aragão.
Sindicato de Ofícios Vários de Fraga da CNT/AIT
Fraga, 28 de outubro de 2024
(1) https://www.cntait.org/cnt-ait-contra-viento-y-marea/
(2) https://www.cntait.org/a-proposito-de-los-juicios-en-la-audiencia-nacional-contra-la-cnt-ait/
Fonte: https://www.cntait.org/causa-general-contra-el-anarcosindicalismo-cnt-ait-fraga/
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
cantam os pássaros
aqui e ali; deito na rede
e começo a roncar
Rafael Noris
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…