Celebramos o fato de tê-lo conhecido, as lutas que compartilhamos, as sementes que plantamos. Celebramos a coerência e a constância de que ele sempre foi exemplo, sem nenhum pedantismo. A clareza de suas palavras e o inigualável senso de humor corrosivo em relação a tudo o que era poder e militarismo (que muitas vezes são a mesma coisa). Ele era vegano quando isso não estava na moda, anarquista, antimilitarista, objetor de consciência, insubmisso e frugívoro. Era um fanzineiro incansável. Em todas essas facetas, ele era conhecido e reconhecido pelo comprometimento e pelo coração que colocava em cada luta.
Em particular, ele contribuiu para o desenvolvimento da cultura antimilitarista que abunda na região chilena, apesar do fato de que o poder militarista sempre a nega e esconde, participando ativamente da organização antimilitarista e de objetores de consciência Ni Casco Ni Uniforme (Nem capacete nem uniforme), entre outros espaços. Como Memodio antes, as pessoas hoje não atendem às “chamadas” para o SMO (Serviço Militar Obrigatório).
Seu trabalho em fanzines é abundante: Buena Influencia, Nueve Vidas e sua distro de material (A) e punk: Buena Influencia, bem como a distro / distribuidora de material HC / Punk chamada Siempre Juntos, entre outras iniciativas que realizou. Sua luta animalista e vegana é notável e devemos enfatizar sua militância frugívora, pois ele mesmo se descrevia assim. “Odioso como ele era e amoroso também”, um amigo o descreveu. Dizemos isso a partir das lutas, compromissos e projetos que compartilhamos, tanto como amigos quanto como companheiros.
Por tudo isso, celebramos o fato de tê-lo conhecido e, se escrevemos isso, é porque acreditamos que sua vida deve ser conhecida por tudo o que ele contribuiu em tantas lutas e em nossas vidas. A Memodio (Guillermo Díaz) de nosso coração e de nossa luta.
Memodio, Guillermo Díaz, 10 de março de 1982 em Maipú – 16 de novembro de 2024 em Maipú
Escrito coletivamente por aqueles de nós que valorizam o fato de ter conhecido Memodio, amigos e companheiros. Também da assembleia antimilitarista da região do Chile, parte da Rede Antimilitarista da América Latina e do Caribe Ramalc.
Dezembro de 2024.
Fonte: https://ramalc.org/a-memodio-1982-2024/
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
No céu azulado
Borboletas a dançar
Campos enfeitados
Kellen Crovador
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!