[Espanha] Rubí (Catalunha): Comunicado sobre o despejo do Ateneu Libertário La Hidra

No dia 8 de outubro passado, após 9 anos de ocupação, conforme nos haviam notificado, a comitiva judicial se apresentou em nosso país. Nesse dia, fomos muitas e estamos gratas, pois a solidariedade delas impediu a execução do despejo. Frente à tentativa frustrada de despejo, a secretária judicial sentenciou: “voltarei em 15 dias com a polícia, no dia 22”. Não foi assinado nenhum termo e nunca chegou uma notificação confirmando essa segunda data.

Durante as duas semanas que seguiram esse dia 8, a única coisa que recebemos do tribunal nº 1 de Rubí foram risos, mensagens contraditórias e desinformação. Bem, só uma: “viremos quando aos mossos (polícia) for conveniente vir”.

Assim, no dia 21 de outubro (um dia antes da data mal comunicada), foi montada uma operação policial totalmente desproporcional, que, cortando ruas, nos proibiu por horas de entrar em nossa casa para recuperar os animais e os pertences pessoais que ainda restavam.

Enquanto isso, uma empresa de demolição entrou no prédio e começou a destruir seu interior sob a alegação de que as casas estavam em ruínas. Romperam portas, janelas, grades, tetos e vidros. Foram eles quem deixaram as casas totalmente inutilizadas. Talvez quisessem garantir que La Hidra ficasse vazia até que construíssem seus apartamentos de luxo? Quanto mais tempo essas casas vão permanecer vazias?

Recentemente soubemos que a empresa que comprou o imóvel, “Thyrm Inmobiliarios Activos”, foi reabsorvida pela “Erriap Activos Inmobiliario”, uma empresa pertencente ao grupo “Saturn Holdco” e, se continuarmos puxando o fio, acabamos encontrando uma sociedade localizada nas Ilhas Cayman. E enquanto a propriedade não assume responsabilidade, transformaram esse espaço em um ninho de ratos.

Realizaram um procedimento totalmente ilegal, com uma data vaga disfarçada e nem sequer – comunicada – cujo único objetivo era desmobilizar. Não queriam que, mais uma vez, pudéssemos defender nossa casa.

O processo não foi fácil. Precisamos de semanas de luto para nos despedir de um espaço que acolheu ações, atividades, vínculos, formas de pensar e que apoiou outros projetos em guerra com o capital, como o Kasalet e o Kalitxet em Terrassa, que terão o despejo no próximo dia 25 de março.

A luta não acabou e não acabará enquanto houver mais de 4.000 apartamentos vazios apenas em nossa cidade, enquanto a única alternativa institucional para famílias despejadas for uma semana em hotel 0, enquanto se continuar permitindo fazer negócios com um direito básico como a moradia.

As ideias não podem ser despejadas e, por isso, a nossa continuará sendo recuperar e manter espaços abandonados para preenchê-los de vida e não permitir, em hipótese alguma, que uma casa seja tratada como propriedade para gerar lucro.

AS RUAS SERÃO SEMPRE NOSSAS!

ATENEU ANARQUISTA LA HIDRA

Fonte: https://www.instagram.com/p/DFYO-B5tSev/?igsh=MXQ5NXZjenpmcjRvaA%3D%3D

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/08/09/espanha-comunicado-da-hort-comunitari-el-mirlo-ateneu-anarquista-la-hidra/

agência de notícias anarquistas-ana

Um homem caminha
cabisbaixo e só:
perdeu o que não tinha

Eugénia Tabosa

Leave a Reply